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9 melhores estratégias de marketing musical para 2023

Aprende tudo acerca do marketing na musica e quais estratégias deves utilizar

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Promover a sua música pode ser desafiador, especialmente com tantos artistas, bandas e grupos a competir por essa mesma atenção. Certamente que existem inúmeros Artistas independentes, tanto a nível nacional como internacional que foram provenidos de um talento brilhante e se assim é por regra deviam de ter sucesso e visibilidade, certo?

Logicamente, deveria ser assim, contudo na ultima década o peso do marketing musical tem se equiparado ao talento como fator essencial no desenvolvimento de uma carreira na musica. Ha mesmo quem diga que nos tempos modernos a importância deste fator é ainda maior que o proprio trabalho musical do artista. Isto porque a viralidade tem feito carreiras do dia para a noite, muitas das quais não teriam oportunidade em qualquer outra era musical que nem a atual.  

Podemos observar então que Um plano de marketing musical  bem estruturado, é dos principais fatores que destaca artistas independentes de todos os outros. Hoje vamos ensinar-lhe algumas das melhores estratégias de marketing para músicos que maior impacto tiveram em 2022

9 melhores estratégias de marketing musical para 2023

 

Crie o teu próprio website

A primeira coisa que deves fazer é criar o teu próprio website de grupo ou artista independente. O teu site serve como o centro de todos os esforços de marketing musical. Ele é o elemento permanente da tua presença digital e o espaço através do qual constróis a tua própria identidade musical.

Este é também o local para onde podes direcionar todos os novos fãs que ganhas através de estratégias de marketing musical. deves utiliza-lo para hospedar a tua comunidade e monetizar a tua audiência, vendendo música e merch diretamente aos fãs.

Felizmente, é fácil criar o teu próprio site de artista hoje em dia. Graças a plataformas de criação de sites gratuitos, qualquer pessoa pode criar um site em minutos usando modelos e ferramentas de design intuitivas – sem necessidade de codificação.

Sê ativo nas redes sociais

As redes sociais são a principal ferramenta de marketing musical para artistas. Aqui podes e deves divulgar novos lançamentos, concertos, vida no dia-a-dia, etc. Idealmente, deves estar presente em todas as principais plataformas: Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, etc.

PS: Para começares a tua estratégia de marketing musical, aconselhamos a que os seus Esforços estejam mais concentrados em plataformas como o instagram e o Tik-Tok

A ideia é apostar em regularidade nas redes sociais., so assim vais conseguir aumentar o engagement de forma orgânica.

Anúncios pagos nas redes sociais podem também ser uma opção numa fase mais avançada do projeto, porem inicialmente não consideramos que sejam a opção ideal para a tua estratégia de marketing musical.

“Como posso posicionar-me corretamente nas redes sociais?”

Primeiramente deves criar um horário de postagem e segui-lo a rigor. Para saber o que postar, elabora um plano de marketing de conteúdo onde descreves o tipo de conteúdo que te sentes confortavel a postar façe a quem és, e como te queres apresentar perante o publico.

Existem varias opções de posts mais genéricas como vídeos dos bastidores de um concerto, trechos de música, conteúdo viral, posts temáticos, anúncios de concertos, etc.

“E se eu não tiver tempo para gerir as minhas redes sociais?”

Se o fator tempo ou talvez a falta de pratica e conhecimento forem uma pedra no teu caminho o melhor é recorrer a uma Agencia de marketing musical para fazer essa gestão. Grande parte dos melhores artistas nacionais recorrem a esta ajuda para afirmar a sua presença nas redes sociais.

 

Usa uma distribuidora digital

Se desejas alcançar mais ouvintes com a tua estratégia de marketing musical, faz sentido distribuir a tua música o mais amplamente possível. Quanto maior for o numero de plataformas em que a tua musica fica disponível, mais oportunidades terás de atingir o teu publico alvo.

A forma mais acessível de colocar a tua musica disponível em diversas plataformas é sem duvida utilizar um serviço de distribuição de música digital.

Estas plataformas carregam a tua música nos principais serviços de streaming e plataformas digitais como Spotify, Amazon, Apple Music, etc.

Tudo o que tu precisas de fazer para começar é inscreveres-te numa plataforma de distribuição e fazer upload da tua música.

Existem dezenas de opções disponíveis no mercado mas na nossa experiencia o Distrokid é a melhor opção.

 

 

Começa o teu canal de YouTube

Começar um canal no YouTube é uma das melhores estratégias de marketing musical que tu podes adotar como artista. O YouTube é inigualável em termos de visibilidade,  so o tens de utilizar a teu favor. Milhões de visualizações são geradas diariamente, resta saber quantas te vão calhar a ti?

Na verdade, alguns dos maiores artistas de hoje começaram no YouTube

Vamos pegar no exemplo do Justin Bieber

Talvez ele não seja o artista mais adorado por todos mas é inegável que é um artista com um sucesso enorme na musica. Apesar da grande parte de nos so o termos conhecido depois da fama, antes dos flashs cairem sobre ele, o cantar fazia videos em casa e colocava no youtube com os seus 12 anos.

Uma década depois, ele é um dos artistas com mais discos vendidos de todos os tempos, pareçe que a estratégia de marketing musical que ele estava a por em pratica na sua juventude, ainda ainda que inconscientemente, resultou!

“Como devo organizar o meu canal de Youtube?”

Primordialmente, deves chegar á conclusão se queres ou não separar o pessoal do profissional. Simplificando, se queres postar conteúdo do teu dia-a-dia, backstage de um concerto, um vlog de ferias, etc, no mesmo canal que postas musica.  Ambas as situações tem pros e contras para a tua estratégia de marketing na musica. Aglomerando tudo no mesma canal de YouTube a tração aumenta porem existe um certa desorganização que tira o foco do objetivo principal que é a musica. Utilizando dois canais separados a tração é menor mas a organização é superior.

PS: Tendo em conta as nossas praticas como Agencia de Marketing Musical, Recomendamos a separação do conteudo com um redirecionamento  mutuo entre ambas as paginas.

 

 

Investe no Tik-tok

Em apenas alguns anos, o TikTok cresceu ao ponto de se tornar uma das redes sociais mais populares e influentes do mundo. É inegável que a plataforma teve um grande impacto na cultura pop e hip-hop, dando origem a dezenas de novos astros da música. Então, é óbvio que se tu te queres destacar, o TikTok é o lugar para o fazeres,.

O Segredo do tik-tok….

O formato curto dos videos do Tik-Tok faz com que se criem cenários favoráveis ao aumento do engagement. Usando as Hashtags certas e otimizando os videos do inicio ao fim com uma entrada chamativa e um final intrigante e logico, podes fazer um uso proveitoso de um dos únicos algoritmos que não está altamente explorado.

A melhor técnica de marketing musical que podes utilizar no tik-tok é produzir conteúdo á volta do teu novo single ou ep, contando uma historia e cultivando uma cultura de forma interessante, redirecionando a audiencia e deixando-a curiosa para ver/ rever o teu videoclipe.

Aponta sempre para uma taxa de retenção elevada, com likes, partilhas e comentários, torna o videoclipe interessante do início ao fim. Quanto melhor a tua retenção maior a probabilidade so video ser recomendado pela plataforma.

 

 

Fala com influencers para usarem a tua música

Esta é outra estratégia de marketing musical pouco utilizada por músicos porem efetiva para gerar algumas visualizações extra.

A ideia é entrar em contato com influencers e criadores de conteúdo (pensa em YouTubers, streamers do Twitch, estrelas do TikTok, etc.) e autorizar a utilização da musica livre de copywrites.

Quando escolhes influencers com audiências similares aquelas que idealizas para a tua musica e autorizas que ele a utilize a mesma estas a automaticamente a expor a tua musica a milhares, talvez até milhões de novos ouvintes.

“Eu ainda não estou estabelecido no mercado, talvez não queiram utilizar a minha musica”

Acredita que vais ficar surpreso com o número de influencers que aceitam a tua oferta. Nos tempos atuais os criadores de vídeo estão constantemente á procura de boa música sem direitos de autor para as suas intros e projetos, sem receio de monetização retirada por direitos autorais.

Boa música sem direitos autorais é difícil de encontrar.

A probabilidade é que não vas ser pago por eles utilizarem a tua musica, mas teras acesso a milhares de novos ouvintes. Podes ainda pedir para incluírem o teu link na descrição do video para facilitar o acesso.

Começa por fazer uma lista de criadores de conteúdo com audiencias similares á tua e entre em contato com eles.

Ps: Escolhe influencers com uma fanbase de milhares, evita os tubarões do mercado, a probabiliade de uma resposta positiva diminui com eles

 

 

Networking e colaboração com artistas

Não subestimes o poder do Networking. Colaborar com outros artistas e produtores musicais no teu espaço pode ajudar-te a alcançar novas audiências e aumentar a tua fanbase.

Podes oferecer feats nas tuas músicas a outros artistas conhecidos com uma fanbase maior do que a tua tirando proveito dessa mesma fanbase.

Caso não tenhas acesso a “pessoas que conhecem outras pessoas” podes começar por fazer parte de comunidades nas redes sociais onde artistas na mesma situação que tu também estão presentes.

 

 

Faz email marketing

Email marketing é outra pratica imprescindível na tua estratégia de marketing musical. A ideia é usar o teu website como meio para construir a tua lista de e-mails.

Cria uma oferta chamativa como conteúdo exclusivo que incentive as pessoas a entregar-te o email e o nome em troca desse conteúdo.

De seguida, deves enviar e-mails aos teus subscritores com alguma regularidade com vista a  reforçar sua relação e transformá-los em fãs reais.

Deves também enviar emails sempre que as pessoas estiverem á espera de algum projeto teu mantendo as pessoas atentas, informadas e interessadas

Recomendamos o Moosend e o MailerLite como plataformas de envio de emails em massa. Para quem esta a começar deve utilizar o plano gratuito destas plataformas, e fazer o upgrade consoante a sua marca se for expandindo.

 

 

Utiliza Publicidade Paga

Muitos artistas amadores concentram-se exclusivamente em crescer a sua audiência organicamente. Mas a verdade, é que se queres ver resultados mais rápidos e efetivos, é necessário investir na tua carreira, tempo e dinheiro.

As grandes labels gastam milhares de euros para lançar um novo artista e construir algum impulso. Esse orçamento de marketing musical geralmente é espalhado por vários canais, como influencer marketing, anúncios no YouTube, listas de reprodução do Spotify, rádio, etc.

Podes começar por experimentar colocar alguns anúncios no YouTube. Configure a tua campanha através do Google Ads e começa com um orçamento pequeno enquanto testas as águas para ver o que funciona e o que não funciona. Se queres um bom ROI, tangível e refletido em números nas tuas plataformas, vais sempre de ter um orçamento considerável.

Conclusão

Todas estas estratégias tem uma enorme importância no marketing na musica. É importante entenderes que não basta apenas ter uma ou duas destas estratégias em pratica, elas funcionam como um todo. Apenas uma estratégia de marketing musical onde todos estes pontos estão ativos e funcionar corretamente te vão trazer os resultados que tanto desejas.

Caso necessites de ajuda a criar a tua estratégia de marketing musical A remarketing tem uma equipa de profissionais á sua disposição, especialistas em marketing musical, garantindo-lhe resultados em todas as fases, curto, media e longo prazo.

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