
Eleva a tua música ao próximo nível com uma agência de marketing musical
Agência de Marketing Musical entende o porque de utilizar uma
A temática do marketing musical é sempre difícil de abordar. Na indústria musical portuguesa ainda existe um grande preconceito com tudo o que envolve o marketing, se fazes anúncios está errado porque o tráfego não é orgânico e és chamado de “vendido”, se fazes conteúdo para redes sociais está errado porque um artista só se deve dedicar à música, se utilizas algoritmos como o do tik-tok está errado porque fazes conteúdo para crianças… A lista de críticas ao marketing musical é quase inacabável e acaba sempre por “assustar” alguns artistas e impedi-los de dinamizar a sua carreira.
Mas…
A grande verdade é que os corajosos que investem tempo e fundos na sua carreira tem uma subida garantida. Sim, garantida. Entende que o mercado português é um mercado muito inexplorado em plataformas digitais. Existem trends e oportunidades de carreira que, quando bem elaboradas, alavancam a carreira de um artista, quer independente, quer assinado.
O Tik-Tok tem gerado carreiras do dia para a noite
Os Anúncios de YouTube tem feito artistas que trabalham á anos sem retorno chegar ao pódio.
O Marketing Musical é o Futuro!
Talvez em tempos passados um artista pudesse fazer a estratégia tradicional. Lança um teaser da música, dizer aos amigos para partilhar, publicar o videoclipe e segue com a vida normal. Em tempos esta estratégia de marketing musical resultou, porem, no mercado saturado que temos hoje em dia, já não existem apenas umas pequenas centenas de músicos, existem dezenas de milhares só em Portugal todos a competir por um sonho.
E tu queres ser o músico que vai alcançar esse sonho, correto?
Acredita que nos queremos isso tanto como tu, mas a pergunta chave é… Estás preparado para revolucionar a tua carreira?
Vamos descobrir como nos te podemos ajudar!
Esta é sem dúvida uma pergunta pertinente da tua parte que nos vamos passar a responder.
Os três pontos fulcrais da tua música são:
Então, para a gravação vocal e instrumental da tua música, recorres a um profissional; Para a gravação do teu videoclipe, recorres a um profissional;
E o teu marketing musical?
Será viável fazê-lo sozinho sem qualquer experiencia de edição de vídeo, conhecimento de algoritmos e estratégias digitais?
Já conseguiste entender pela nossa introdução que O marketing musical é o fator “make or break” de um artista. Existem inúmeros artistas com qualidade que por não terem uma estratégia montada não tem o sucesso desejado, e outros, mesmo com menos talento, que com esforço e investimento em marketing musical chegam longe.
Tendo este fator em conta, recorrer a uma agência de marketing musical profissional é a melhor opção.
Não te esqueças que é da tua carreira que estamos aqui a falar, se o público não te achar relevante, a tua imagem perde força. Essa força demora anos a recuperar, dai ser necessário não fraquejar no marketing musical e estabelecer a tua imagem de forma coerente.
Uma agência de marketing musical tem a missão de fazer o gerenciamento de artistas musicais de forma profissional, autentica e coerente, trabalhando todos os teus canais de comunicação, assim como elaborando estratégias no “Behind the scenes” (estratégias que não exigem a tua presença, mas que te representam).
Dependendo do serviço selecionado, uma agência de marketing musical irá também trabalhar a tua presença fora do mundo digital. O agenciamento de artistas musicais passa por gerir um pouco a tua carreira, contudo dando-te um total controlo e liberdade na hora de decidir.
A gestão de contratos, gestão de concertos e gestão de agenda são também algumas das funções que uma agência de marketing musical pode desempenhar na tua função.
Não! Uma agência de marketing musical que tenha confiança no seu trabalho apenas segue o regime contratual de 3 meses obrigatório por lei, dando a opção de saída ao seu artista agenciado com aviso antecedente de 30 dias.
Não! A agência é um complemento ao artista, mas nunca substitui o trabalho dele. Da mesma forma que um nutricionista te passa um plano alimentar e tens de o executar corretamente para ver resultados, uma agência planeia a tua agenda, entrega-te ideias de conteúdo e trabalha essas ideias, no entanto, a cara do conteúdo és tu!
Logicamente que cada projeto é um projeto, o tempo expectável depende de inúmeros fatores na tua carreira e da tua situação atual. Contudo, o tempo médio para as oportunidades começarem a fluir consistentemente é de 3 a 4 meses.
Quando se trata do agenciamento de artistas musicais, o primeiro passo de uma agência de marketing musical é analisar o produto e a situação atual do artista. É importante entender com o que trabalhamos e qual a situação do artista. Se em tempos esteve em altas e depois baixou, se tem alguns singles, mas nada com impacto, se esta a pensar lançar o primeiro single e quer trabalhar o seu marketing. etc.
Em todos os cenários possíveis teremos de analisar 2 fatores essências: Porque Falhou? Como Vai Resultar?
Com base nas respostas obtidas e feedback do artista são traçadas estratégias nos principais canais de comunicação do marketing digital. Estratégias essas onde o objetivo primordial se concentra em passar de forma autentica a personalidade do artista, promover trabalhos recentes e cultivar uma comunidade de fãs fieis que marquem presença em eventos.
A estratégia de marketing musical para promover um artista é feita em várias etapas:
Numa primeira instância do processo de agenciamento de artistas musicais, a concentração de uma agência está na organização digital do artista. Objetivo aqui é garantir que os fãs terão facilidade em encontrar o artista e quando chegarem aos seus espaços digitais se vão deparar com páginas organizadas e esquematizadas.
Este processo tem como base a utilização de fotos profissionais, organização dos posts, contactos acessíveis e visíveis, uma descrição de marketing de quem é o artista, etc.
A partir do momento em que as paginas do artista estão devidamente organizadas, é hora de começar a produzir conteúdo nas principais redes sociais de imagem, Tik-Tok e Instagram.
A recomendação chave é que, antes de qualquer promoção paga existir e a tua próxima música ser lançada, ambas as paginas tenham pelo menos 5 posts.
Um primeiro post de texto e imagem em slide show onde apresente o artista ou grupo no Instagram (Para o Tik-Tok seria em vídeo) e 4 outros posts de vídeo onde promovas o teu próximo lançamento de forma interativa e cativante, com trechos do som a aparecer para familiarizar a audiência.
Ps: Os primeiros posts na página de artista não vão ter muita interação orgânica, a finalidade deles não é essa, é, sim, preparar a página para receber tráfego futuro.
Agora que os teus canais de comunicação estão organizados e ativos, é o momento ideal de lançar a tua música e promovê-la!
O seguimento aqui é lógico. Lançar a tua música, anunciar o lançamento nas redes sociais, esperar 5 dias e investir em publicidade paga!
“Onde vai ser publicitada a minha música?”
É no YouTube que tens a tua música com videoclipe, correto? Então é exatamente nessa plataforma que os teus anúncios vão ser feitos. Não existe razão para uma publicidade paga fora da plataforma. É verdade que vários artistas optam por a fazer, recorrendo a Instagram ads, por exemplo, contudo, pedir a audiência para sair de um canal para ver um anúncio de alguém que eles nem conhecem, nunca foi muito viável.
Em contrapartida, no YouTube, a audiência já está dentro da plataforma, o formato do anúncio é similar ao vídeo que veem e, se os anúncios forem feitos por um agência de marketing musical, o conteúdo será idêntico. Dai a importância de profissionais com experiência, estes conseguem colocar a tua música onde ela terá mais retorno, em formatos não incomodativos para a audiência, facilitando assim a retenção.
“Isto não apenas pagar por views?”
Não, porem seria dinheiro desperdiçado caso não existisse conteúdo prévio ou não seja produzido mais em volta da música lançada. Felizmente com uma agência de marketing musical isso não acontece. As visualizações são diretamente canalizadas para as tuas redes sociais onde à audiência vai descobrir mais sobre si e sobre a música.
Uma Boa música aliada a um bom marketing musical pago através de YouTube ads são as bases fundamentais para atrair audiência.
“OK, atrai audiência, estão nas minhas redes sociais, gostaram de mim e da minha música e agora..?
Por mais que o processo seja técnico e complexo, uma estratégia de marketing musical não tem segredo nem formula magica.
O objetivo passa sempre por atrair utilizadores das plataformas a conhecer o teu trabalho e mantê-los interessados. Atrair é a parte mais fácil, mesmo sendo necessário algum conhecimento de marketing e de plataformas de anúncios, ter olhos a “passar por ti” vai acontecer em alguma fase da tua carreira sendo que és um artista com talento. A parte difícil surge quando para além de passarem por ti precisas que eles parem e fiquem,
Porque? Porque é necessário um alto nível de criatividade e autenticidade para manter quem chega á tua pagina curioso e atento. Não pode haver desleixo nem inconsistência, as audiências são rápidas a entender quando um artista está ou não presente e dedicado.
Imagina aquela pessoa que mete stories de Instagram todos os dias e faz posts todas as semanas. Certamente que te vem alguém à cabeça. A consistência faz com que mesmo levando a tua vida normal e não sendo um “viciado” em redes sociais sempre te lembres dessa pessoa quando estas presente nas plataformas… Tu tens de ser essa pessoa!
Se quem chegar à tua pagina se deparar com profissionalismo, consistência de conteúdo relevante e autenticidade, as tuas hipóteses de ter ganho um fã no longo prazo são elevadas.
Ps: Deves postar no mínimo duas peças de conteúdo semanalmente nas tuas redes sociais, assim como ir “tapando as brechas” com stories e diretos, só assim terás sucesso na etapa de retenção da tua estratégia de marketing musical.
A remakrteing.pt segue ao milímetro a estratégia de marketing musical referenciada acima. Como especialistas em marketing digital, sabemos que os tempos atuais e futuros da música se vão retratar numa economia de atenção onde quem tem a capacidade de atrair e manter audiência vai ter sucesso.
O reforço da presença digital já ganhou uma relevância tão grande como a música em si. Muitos artistas que talvez não são tão talentosos como tu, abriram as portas da carreira com uma boa estratégia de marketing musical… Nos acreditamos que tu consegues fazer o mesmo!
Talento musical é o teu forte, agora, deixa-nos explicar algumas formas de como te podemos ajudar:
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