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Marketing Musical

Todos os passos para te tornares um artista de sucesso

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Existem milhares de artigos online que aparentam ter a fórmula mágica para te tornar num artista de sucesso, alguns defendem a consistência de postagem nas redes sociais, outros defendem que a publicidade paga é o caminho mais viável, outros até insistem que basta apenas ter qualidade sonora e dar “tempo ao tempo”.

 

Nenhuma destas estratégias é de facto errada, todas contribuem para o sucesso do artista, porém não são suficientes. 

 

Ser artista independente em Portugal não é tarefa fácil, milhares se lançam diariamente, centenas têm qualidade e dezenas investem o seu dinheiro e esforço na esperança de uma carreira no mundo da música.


Hoje não falamos com eles, falamos contigo que estás a ler este artigo e pretendes ter uma vantagem sobre a tua concorrência. Aqui vamos ensinar-te a elaborar uma Estratégia Musical Concisa, ao estilo de um marketeer e fazer-te entender o porquê de não ser suficiente apenas colocar as tuas músicas online.

Como elaborar uma estratégia de Marketing Musical?

Se passaste da introdução, sabemos que estás realmente interessado em aumentar o teu valor enquanto músico e que precisas urgentemente de uma estratégia. 

Estes são os principais fatores a considerar:

 

Audiência

É um dos fatores mais básico, e também o mais importante. 

Para que uma estratégia de marketing musical seja funcional, é importante que saibas Quem Vai Ouvir a Tua Música. 

No caso de já teres obras online guia-te pelas estatísticas que as plataformas fornecem, apesar de nem sempre serem assertivas, ajudam a ter uma noção pormenorizada. No caso de não teres qualquer obra lançada, o sugerido é utilizar como base Audiências de Artistas Com Um Estilo Similar ao teu.

 

Analisa o mercado

Só a analisar o mercado consegues entender a tua projeção inicial de carreira (se o teu género é ou não muito ouvido), Com Quem Competes?, Quais São os Teus Pontos Fracos e Fortes? e O que Te Diferencia de Outros Artistas?

O sucesso de um artista por esta análise.

 

Define metas 

No mundo complexo da música é fácil perder o rumo do nosso caminho. Não deixes que isso aconteça. Começa por Estabelecer Metas a Curto, Médio e Longo Prazo para tudo o que despendas energia ou dinheiro. 

Só assim o sucesso do teu marketing musical será possível.

Nota: Tenta seguir todos os passos, um por um, e apenas definir orçamentos, após saberes quais destas 7 estratégias de marketing musical consideradas mais adequadas á tua obra.

 

Melhores Estratégias de Marketing Musical

Aqui damos-te total liberdade em escolher que estratégias consideras que melhor vão encaixar no teu marketing musical. 

 

Frequência de lançamento 

O sucesso é o teu objetivo? A Consistência é a Tua Ferramenta Principal. Para além de inúmeros estudos indicarem que, independentemente da área, qualquer pessoa que se dedique consistentemente num prazo de 5 anos tem alguma forma de sucesso, a Consistência Faz Com Que Nunca Caias No Esquecido

Ao longo dos anos, observamos muitos artistas recheados de talento que pela falta de consistência e pelo elevado espaçamento entre lançamentos não atingiram uma carreira de sucesso. Até atingires um status que te permita ter uma fanbase leal atenta ao teu trabalho. Evita Inconsistências.

 

Utiliza Publicidade Paga

Se és um artista independente, é improvável que as tuas primeiras músicas tenham um impacto significativo no mercado. Publicidade orgânica é boa sim, porém não pode ser a principal opção de começo. Pensa connosco, se tens um Perfil de Instagram com 500 Seguidores e um Perfil de TikTok com 1000 seguidores, é improvável que a tua primeira música tenha os números que desejas. Só mesmo com um grande golpe de sorte e como já sabemos, contar com a sorte é um erro de principiante. 

Para atingir mais público a opção acertada é mesmo definir um orçamento e Investir em Publicidade Paga como Youtube Ads, publicidade em grandes páginas do gênero musical ou Instagram Ads.

 

Mostra-te para Além da Música

Sejamos diretos, não podes “dar sinal de vida” apenas quando lanças um videoclipe, quem realmente gosta da tua música vai querer saber mais do que está à vista. É certo que por vezes Não Mostrar Demais também te torna enigmático, Deixa a Audiência Curiosa, então é necessário definir um meio termo. 

Na nossa opinião, a melhor forma de trabalhar a audiência nestes cenários é “Mostrar a Capa Sem Mostrar o Livro”. Imagina que pretendes lançar um videoclipe e fazes um storie para o Instagram, sê assertivo, mostra o cenário, um pouco de som, imagens chamativas, um trecho da gravação e acaba por aí.

 

Cria um website 

Queres mostrar que vens para ficar? Fortifica a Tua Marca Pessoal. Não vamos dizer que esta seja a estratégia ideal para um artista independente que esteja a começar a sua carreira, temos outras estratégias de marketing musical para eles aqui. Para ti, que tens o teu nome numa escala crescente de atenção, Criar um Website, em WordPress por exemplo, onde coloques datas de concertos, fales um pouco sobre ti, explique a forma como subiste e como artistas pequenos podem aprender a fazê-lo também é uma das melhores estratégias de Marketing Musical . 

 

Utiliza E-mail Marketing 

“Email marketing? Estamos em 2022!”

Correto, e se dissermos que a taxa de abertura média é 21.88%, acreditas? Pois, é, mais uma vez, apesar de tudo o que possa ser dito, Email Marketing continua a ser das melhores estratégias de marketing digital e a forma mais direta de chegar ao cliente. Esta estratégia de marketing musical tem um especial valor aliado à criação do website falado na etapa anterior 

Quando tens um website todo o processo de captação de emails se torna mais fácil. Tendo em conta que boa parte dos utilizadores que visitarem o teu website tem interesse na tua música, não vão considerar um problema dar o seu email em troca de mais valor da tua parte.

Agora que já tens uma lista de emails qualificada onde todos têm interesse no teu trabalho, está na altura de Definir uma Estratégia de Email Marketing.

 

Networking

Não é surpresa nenhuma que ficar sentado no sofá o dia todo à espera que as oportunidades apareçam não vai trazer resultados para um artista independente. Talvez para artistas que já têm o seu nome firmado o processo seja mais simples, mas para quem aspira a ser um artista de sucesso o Networking Não é Negociável!

Networking funciona tanto online como offline. 

Online podes contactar artistas para colaborações, contactar páginas para divulgar o teu trabalho, abordar produtores e engenheiros de som com ideias, contactar quem elabora as playlists para colocar a tua obra, a lista é vasta, só tu sabes o que mais se enquadra ao teu género musical. 

Offline, tem uma presença assídua nos locais onde pretendes tocar, marca presença em festivais/festas/concertos, dá o máximo de energia aos fãs que te abordam pessoalmente, fala em pessoa com outros artistas, etc. O importante é estar presente, a oportunidade pode estar mais perto do que pensas, nunca sabes onde podes conhecer a solução para os teus problemas.

 

Influencer Marketing

Influencer Marketing é uma tendência crescente no mercado para todas as marcas e negócios que têm provado os seus resultados. Com certeza já observaste obras de artistas a serem tocadas no background de algum vlog, no início de um vídeo de Youtube ou mesmo no final. Esta é sem dúvida uma das estratégias de marketing musical com mais relevo dos últimos dois, três anos. Um Influencer Com uma Audiência Semelhante à Tua dá-te a capacidade de te mostrares com uma nota de “aprovação” do próprio influencer. Considerando que muitos, especialmente os mais novos, consideram estes como “Role Models”, a tua obra pode certamente aumentar as audiências. 

 

 

Conclusão

Agora que já tens ideia de como podes começar e alavancar a tua estratégia de marketing musical Está na Altura de Definir Orçamentos. No mundo do marketing digital não existe tal coisa como dinheiro a mais ou dinheiro a menos. Define um orçamento realista para investir no marketing digital da tua obra, só assim terás total controlo sobre o teu plano. 

Por norma não é aconselhável fazer todos de uma vez, é necessário Definir Prioridades analisando primeiro a tua situação atual visto que tu és um artista e não um marketeer.

Se estás no Começo da tua Carreira, cria um plano onde possas publicar obras com videoclipe frequentemente (num prazo de distância entre 2 e 5 meses), aumenta a tua presença nas redes sociais e o teu Networking à medida que aprendes acerca de publicidade paga nos vários canais disponíveis.

Se a tua Carreira está Lançada, cria um website, fortifica a tua marca com merchandising de lançamento (Resulta melhor em Álbum e Ep em relação a singles), desenvolve uma maior interatividade com a tua audiência e investe em publicidade paga. 

 

Queres acelerar todo este processo?

Sozinho tudo é mais difícil, Como Artista o Teu Foco é a Música, despender horas a tornar-te um master em Marketing musical nem sempre é aconselhável, é tempo que não estás a dedicar a Produzir a Tua Melhor Obra Musical.

Se queres levar a tua carreira para o próximo nível A Remarketing.pt está Disposta a Ajudar, como especialistas em marketing digital utilizamos as melhores práticas do mercado para garantir o sucesso da tua obra.

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