Já não chega estar presente no digital.
Precisa de uma agência de marketing digital com um plano inovador.
Como aumentar os seguidores no Facebook?
Não é novidade que se deve estar presente na rede social que mais pessoas move no mundo. Porém não basta estar presente, para aumentar os seus seguidores no Facebook é necessário conhecer a plataforma e agir de forma adequada.
Para lhe explicar que ações deve tomar, organizamos uma lista com 8 estratégias de marketing digital efetivas para aumentar os seguidores no Facebook.
Conheça o seu público alvo
Se não souber para quem está a produzir, o seu conteúdo fica sem efeito. Desta forma um conhecimento pormenorizado do seu público alvo é essencial para saber o que produzir, como produzir e porquê produzir. Lembre-se que quanto mais detalhado for o seu público alvo mais fácil será captar a sua atenção e aumentar os seus seguidores no Facebook.
Produza conteúdo de qualidade
A qualidade do seu conteúdo é um fator chave para aumentar os seguidores no Facebook. Se o conteúdo não for valioso, ninguém vai seguir o seu trabalho. Nos dias de hoje existe competição em qualquer área e para estar acima dessa competição, a qualidade tem de ser o foco. Tenha em conta que o cliente não compra o seu produto apenas porque precisa, a afinidade à marca é essencial nesse processo e essa afinidade só se constrói se lhe trouxer valor!
Seja consistente
A consistência é tão importante como a qualidade! Não adianta produzir conteúdo com a melhor qualidade se só o faz uma vez por mês. A inconsistência gera o desinteresse no seu público e como consequência, que parem de o seguir. Desta forma postar regularmente, em horários adequados ao seu público alvo, é uma obrigação.
Promova o seu conteúdo
Melhores resultados pedem um maior investimento. Apesar de ser possível ganhar seguidores no Facebook sem ter de utilizar anúncios pagos, esta é uma boa forma de aumentar consideravelmente os seus resultados. É ainda bastante importante que tenha em conta que, se não cumprir todas as outras dicas, não vale a pena promover os seus conteúdos.
Tome atenção à concorrência
Se o público for o mesmo não existe razão para não olhar para a concorrência. Através da concorrência pode observar comportamentos do público, reutilizar ideias e aprender lições. O Facebook permite-lhe através de alguns cliques seguir concorrência com público semelhante ao seu:
Vá a “estatísticas”
Entre em “visão geral” e vá até “páginas para observar”
Clique em “adicionar páginas”
Utilize CTAs
Se quer direcionar o seu público a tomar determinada ação, os CTAs são o seu maior aliado. CTAs ou “call to action” aparecem na forma de links, botões, imagens, etc. Os CTAs são essenciais para quem quer redirecionar o seu público, do Facebook pode direcioná-lo para o site através de um link, no site pode direcioná-lo para outras redes sociais, por via de botões. As opções são vastas e a estratégia é pessoal. O importante a reter é que se quer o seu público interessado no seu trabalho deve utilizar CTAs.
Interaja com o público
Sem vida a sua página não tem interesse. Pode até seguir todas as nossas dicas, mas se o seu público sentir que está a ser ignorado é meio caminho para o deixarem de seguir. Não pode esquecer que os negócios são feitos de pessoas e não de vendas. Fale com o seu público, crie questionários, faça inquéritos, responda a comentários, faça posts que vão de encontro ao que eles querem ver esclarecido, entre outros, o essencial é que o seu público receba o valor que merece.
Faça lives
Lives são uma ferramenta chave para quem quer aumentar os seguidores no Facebook. Além de aumentarem o seu alcance orgânico, os lives são uma ótima forma de interagir com o seu público. Em live reduz a distância para o seu público, a conversa é direta, a demora para verem as suas questões respondidas são alguns segundos e o valor é muito maior do que qualquer outra ferramenta.
Com esta última estratégia chegamos ao fim.
Para concluir podemos dizer que apesar de ser importante ganhar seguidores no Facebook, não deve ser o seu foco. Mais que aumentar os seguidores no Facebook, a preocupação deve andar em volta de gerar valor a quem já o segue. É preferível ter uma audiência menor, mas leal e interessada, do que ter um Facebook com milhares de seguidores onde não existem potenciais clientes e o seu trabalho passa despercebido. Tenha isso em conta quando traçar a sua estratégia!