Ter um rendimento passivo que lhe faz dinheiro enquanto dorme é o sonho de qualquer um, certo?
O affiliate marketing vem torna-lo possível!
O marketing de afiliados é nada mais nada menos que um trabalho partilhado, onde a marca lhe entrega o produto e você promove. Se o seu marketing gerar vendas, você ira receber uma percentagem ou comissão sobre o produto vendido.
O melhor benefício desta estratégia de marketing é o seu foco nos resultados. Este benefício abrange especialmente a marca, pois só tem de pagar se você lhe gerar leads ou tráfego, dependendo do acordo.
A marca é quem fornece o produto ou serviço. A verdade é que para ter esta posição num programa de afiliados não existe grande segredo, basta apenas ter um produto ou serviço para vender.
O afiliado é responsável pela promoção dos produtos da marca. A missão dos afiliados é convencer os clientes acerca do valor do produto que lhes foi cedido para promover. A cada venda realizada o afiliado recebe uma comissão ou percentagem.
Para promover os produtos da marca você pode criar uma página de reviews no seu site, criar um site completamente direcionado para reviews, criar um canal de Youtube de reviews, entre outros.
O cliente é o foco de qualquer programa de afiliados, sem eles o sistema não funciona, não existem vendas, não existem comissões, não existe nada.
Conforme o produto que o afiliado promova, ele ira escolher a rede social, motor de pesquisa, site, etc, onde o seu público alvo esta presente e a probabilidade de conversão é superior.
Expor ou não ao cliente que faz parte de um programa de afiliados e esta a receber incentivos financeiros, fica ao critério do afiliado.
Nem todos consideram a Network parte do affiliate marketing. Porem, por atuar tantas vezes como intermediarias entre o afiliado e a marca, é importante referi-la. Aliás, por vezes as marcas apenas colocam os seus programas de afilados em networks, fazendo com que os afiliados tenham obrigatoriamente de utiliza-las.
As networks de afiliados podem também ser utilizadas como base de dados de forma a ajudar os afiliados a escolher os produtos que querem promover.
Veja aqui quais são as melhores Networks de afiliados
Agora que já sabe quais as partes envolvidas no affiliate marketing, esta na hora de ensinar-lhe a ser um afiliado de sucesso!
Reviews são uma das estratégias mais efetivas que você pode utilizar como afiliado. Mas se você tem um site de roupa para homem, não vai fazer reviews de eletrodomésticos, pois não?
Aí entra a importância de entender o seu nicho. Saber para quem esta a publicitar é essencial para aumentar as suas conversões. Existem inúmeros exemplos quer no Youtube, quer no Google, de canais e sites que apenas se dedicam a um nicho específico e têm sucesso no affiliate marketing. Para publicitar nestas plataformas, basta obter um link de afiliados. Ao obter esse link, basta coloca-lo no artigo, descrição do vídeo, dependo de onde esta a publicitar e convencer a sua audiência a comprar por esse link. Se uma conversão for realizada pelo seu link, uma percentagem ou comissão estará à sua espera.
Links de afiliados é algo que realmente resulta. O problema é que para que esses links lhe gerarem um bom dinheiro o seu tráfego tem de ser elevado.
Se tem pouco tráfego no seu site talvez fosse melhor contactar diretamente o seu público. Para contacto direto o email marketing é a melhor estratégia!
Apesar de ser uma estratégia antiga, o email marketing nunca deve ser deixado de lado, não só porque continua a ser efetivo, mas também porque torna possível a publicidade mesmo quando os potenciais clientes não ao site.
Ainda que não tenha mais de 500 pessoas, você já consegue fazer algumas conversões. O essencial é manter a sua audiência atualizada, um email por semana é suficiente. Não foque os seus emails apenas em vendas, vá mudando o conteúdo dos envios de forma a não saturar a sua audiência.
Hello Bar
A hello bar é um CTA colocado no topo do seu site. Este CTA tem a finalidade de trocar algum produto gratuito ou com um desconto especial pelo email do utilizador
Ao clicar no CTA os utilizadores são redirecionados para uma página onde inserem o email em troca da oferta.
Exit page
Exit page é um popup que aparece no ecrã quando alguém tenta sair do seu site
O exit page funciona de forma semelhante ao Hello Bar, aqui você também pode colocar ofertas especiais em troca do email dos utilizadores.
Sidebar
Sidebars completamente preenchidas é algo que qualquer site ou blog deve evitar.
Uma única oferta na sidebar em troca do email do utilizador é suficiente, se colocar muitas ofertas o mais provável é o utilizador não clicar em nenhuma
Ao criar uma audiência torna-se importante educa-la para que o seu programa de afiliados resulte na perfeição
Webinares podem ser grandes aliados ao marketing de afiliados. A realidade é que qualquer audiência tem preferência por áudio e vídeo a qualquer outro tipo de conteúdo, isso é algo que qualquer afiliado tem de utilizar a seu favor.
O primeiro passo é promover o webinar, especialmente nas redes sociais. Assegure-se que a sua audiência sabe da existência do webinar.
Para fazer o seu webinar pode utilizar plataformas como o Youtube, Google Hangouts, Twitch, Zoom, entre outras. Acima de tudo facilite o acesso ao seu webinar, através de um link, para que toda a sua audiência possa entrar sem complicações.
Este tipo de conteúdo é perfeito para esclarecer dúvidas e mostrar o produto ou serviço ao vivo sem censuras.
No seu webinar você pode:
E muito mais
Quando acabar o webinar, indique um link de afiliados pelo qual a sua audiência pode comprar o produto.
Dica: Para dar ainda mais valor ao webinar e aumentar a probabilidade de conversão, peça à marca que lhe faça uma promoção especial.
Se quer causar ainda mais impacto como afiliado, a publicidade paga é uma ótima opção…se conseguir lucrar sobre o que investiu.
Você pode utilizar PPC para:
Anúncios Google não são aconselhados para o marketing de afiliados. Estes anúncios têm um preço mais elevado e, tendo e conta que você só ganhar uma percentagem das vendas, pode correr o risco de perder dinheiro
Contrariamente aos anúncios do Google, anúncios de Facebook e Instagram são uma ótima opção para affiliate marketing!
Estes anúncios podem até não ser os mais direcionados para conversões, mas em relação custo-qualidade são os melhores.
Pense assim, através de um anúncio de Facebook ou Instagram pode promover o seu webinar
Quando o utilizador clicar no anúncio é direcionado para o webinar, onde troca a possibilidade de o assistir pelo seu email.
Consegui-o entender a estratégia?
Através dos anúncios você promove as redes sociais e o seu Webinar. No Webinar você obtém o email do utilizador e promove o produto que quer vender. Simples fácil e eficaz!
Conclusão
Marketing de afiliados é algo que requer tempo, para se iniciar você deve investir o seu tempo num site e em redes sociais para criar a sua audiência. Você só vende se existir quem compre!