E-COMMERCE

Dicas para criar a sua primeira loja online

Crie a sua loja online de ecommerce

Se quer abrir um negócio online e tem um orçamento baixo, o ideal seria utilizar uma loja online pré concebida. Entenda que para lhe montar uma loja online de ecommerce, qualquer empresa lhe vai pedir algum dinheiro porque é um projeto que requer algum investimento em tempo e recursos. Na prática, criar uma loja online com uma boa experiência para utilizador é crucial mas existem outras vertentes cruciais como a de trazer visitantes para a sua loja online. O que acontece na maioria dos casos 80% do investimento é alocado para a construção da loja online e existe a expectativa de que apenas a construção da loja online alcance vendas mas na realidade se tiver uma excelente loja online e não angariar tráfego para a mesma não vai conseguir qualquer venda.

Para o ajudar recomendamos a plataforma que permite criar uma loja online sobe um modelo pré concebidos (Existe várias: Ecwid, Shopify, Prestashop …). A que recomendamos é a Ecwid. A Ecwid é uma das melhores plataformas online a nível mudial para construção de lojas online que ficou famosa pelas suas integrações e pela facilidade de uso.  Aqui a criação da sua loja online demora apenas alguns minutos e tem à sua disposição um software que se integra em plataformas como wordpressDrupal e Joomla, assim como a possibilidade de criar uma loja online automáticamente no facebook e no instagram em breves instantes. Para além disso, o Ecwid faz-lhe o favor de tratar de todo o lado tecnológico da sua loja online, assim como disponibiliza dezenas de soluções de pagamentos, para que você se tenha unicamente de preocupar com a gerência do negócio.  

Vantagens de usar uma loja online do tipo Ecwid:

– Custo Inferior (Existe uma versão gratuita mas o plano de 15/Mês é bem mais interessante);
– Redução do tempo de criação;
– Redução do risco de investimento;
– Mais orçamento disponível para divulgar os produtos;
– Experiência de utilização acima da média;
– Integração com diversas plataformas (Google Shopping, Facebook Store, Instagram store);
 
Veja por sí mesmo:

www.ecwid.com  

Existem alguns videos interessante no site da ECWID:

criar loja online ecwid

 

 

 

 

Se apenas procurava uma plataforma para criar o seu negócio online de custo reduzido ou gratuita, esperemos que tenha ficado esclarecido, se ainda tem dúvidas do porquê de ter uma loja online, nós explicamos. 

Importância de ter um negócio online 

  • O Mundo é cada vez mais um espaço digital. Toda a gente tem computador, telemóvel ou ambos. Com estes aparelhos de conveniência os espaços físicos tornam-se cada vez menos requisitados, tudo pode ser feito online. Não iremos dizer que os espaços físicos tenham perdido a sua utilidade, mas nesta era, não vender online é um erro para qualquer empresa que ambicione sucesso. 
  • Os custos do espaço digital são bastante inferiores ao espaço físico. Num local de exposição, como um centro comercial, o aluguer de um espaço físico é bastante dispendioso, para não mencionar que roubos poderão ser uma das suas preocupações. Com um site de ecommerce reduz nos custos e problemas e aumenta na exposição. Claro que ira ter de investir, nada é feito sem investimento, mas, invés de investir num espaço físico, pode investir no próprio negócio, algo muito mais benéfico 
  • Pode vender para o mundo inteiro. Com um negócio online as limitações acabam. Na internet o seu negócio está exposto para todos, acaba o conceito de negócio local que só vende na região e passa a existir um negócio global que vende para o mundo! 

Agora que já entende a importância de ter um negócio online, vamos explicar-lhe que fatores deve ter em conta quando traçar o seu plano de ecommerce.

Saiba se existe mercado para o seu negócio 

Se pretende investir numa loja online é essencial saber se existe mercado ou não para o seu produto. O Google trends permite-lhe exatamente isso. Com esta ferramenta, para além de concluir se existe ou não mercado, é possível saber onde e quando o seu produto gera mais interesse. 

Outra ferramenta essencial para saber se o seu produto tem mercado é o ubersugests. Com esta ferramenta, para além de conseguir analisar o tráfego mensal do seu produto, tem a sua disposição uma panóplia de keywords acompanhadas do volume de pesquisa, que o vão ajudar a rankear-se no Google e a obter conversões. 

Quanto quer investir 

Como dito anteriormente, sem investimento o seu negócio não cresce. Investir no marketing é algo fundamental quando o tema é vender online. Estas conversões exilam entre os 0,5 e os 1,5%, ou seja, por cada 1000 visitantes, 5 a 15 compram o seu produto. Tendo isto em conta é fundamental criar um plano de investimento de forma a recuperar o seu dinheiro e simultaneamente expandir o seu negócio online.  

Marketing digital para E-commerce

É importante perceber que ter vendas precisa de ter visitas contantes de potênciais clientes. A única forma de conseguir um volume e consistência de visitas na sua loja online é ter várias fontes de tráfego que lhe permitam ter rentabilidade.

Fontes tráfego gratuitas vs fontes de tráfego pagas.

Hoje em dia já nada é totalmente gratuito porque existe sempre um investimento de tempo para por prática qualquer plano de ação digital. Sendo que o mais importante será sempre entender o custo benefício de qualquer ação de marketing digital para ecommerce.

SEO

A maioria dos especialistas vai recomendar SEO para a sua loja online mas a realidade é que na prática só vai conseguir algum volume de tráfego de 6 meses a 1 ano de trabalho. Por isso, recomendamos uma boa estrágia de SEO para a sua loja desde o dia 1 da promoção da sua loja online para conseguir tráfego com custo reduzido a médio prazo mas terá de ser complementada com outras fontes de tráfego para que seja possivel vender igualmente no curto prazo.

Redes Sociais

As redes podem ser de facto um excelente fonte de tráfego para curto prazo mas é importante entender como funcionam cada rede social. 

Nota: As redes sociais tornam-se efetivas quando comunicamos para um segmento que está interessado nossos produtos. 

Facebook: 

O facebook torno-se uma rede sociais com um alcance orgânico muito reduzido por isso é importante entender que será necessário promover os posts para o segmento certo para conseguir resultados no curto prazo.

Instagram:

O intstagram apesar de ver o seu alcance cada vez mais reduzido continuam alguma impacto especialmente atravês stories. As stories constituem um bom canal de venda sempre com foco num público interessado. Dica: A partir dos 10000 seguidores desbloqueia a opção de poder adicionar links nas stories.

Pinterest: 

Em alguns paises o pinterest não traz um volume de tráfego muito grande para a sua loja online mas a verdade é que Pinterest tem se revelado um local interessante para realizar vendas online devido a taxa de conversão que apresenta. Ou seja, no pinterest com poucas visitas é possível alcançar vendas.

Linkedin:

O linkedin é uma rede profissional mas para vários produtos (Ex: Cursos Digitais / Saas) pode ser uma rede interessante de vendas porque o seu alcance orgânico continua bastante alto em comparação com outras redes sociais.

Publicidade Paga

Para alcançar resultados a curto prazo é importante aportar na compra de tráfego. No entanto, deve ser analisada a rentabilidade de cada fonte de tráfego e de cada campanha para entender qual será sustentável a médio / longo prazo.

Google Shopping

O Google Shopping constiui um excelente ferramenta para promoção dos produtos da sua loja online. No fundo, com o Google Shopping consegue apresentar os seus produtos numa das maiores lojas online do mundo e pagar apenas por cada clique, ou seja, pagar apenas quando despertou o interesse de alguêm.

Rede de pesquisa do Google

A rede pesquisa do google pode ser uma excelente estratégia para produtos ou serviços digitais em que os utilizadores tenham hábito de pesquisar no google e que tenham uma forte intensão de compra. Dica: Na maioria dos casos se os produtos da sua loja onlien tiverem uma margem muita baixo esta estratégia não será rentável.

Youtube Ads

O impacto visual do youtube aliado a uma boa segmentação irá permitir que consiga um impacto visual forte. Sendo que a publicidade em formato vídeo é muito superior à publicidade em formato texto.  Dica: Isto funciona experialmente com produto que estão no momento da promoção na moda.

Facebook Ads

Com o Facebook Ads o fator chave é encontrar a segmentação ideal para os produtos da sua loja online. De facto, com o facebook ads porderá alcançar um rentabilidade interessante.

Instagram Ads

Como falámos anterior a stories podem ser uma excelente forma de vender, por isso, fazer publicidade nas stories é recurso poderoso em termos de vendas. Nota: Mais uma vez o recurso a vídeo pode ser um fator determinante.

Pinterest Ads:

A sua taxa de conversão para vendas online e o facto de haver menos concorrência são fatores determinantes para considerar este recurso para angariar tráfego para sua loja online.

Lojas Online Externas

Vender os seus produtos em lojas online externas às sua pode ser uma excelente extratégia para vender os produtos da sua loja online nomeadamente quando essas lojas online têm uma grande visibilidade como a na loja online da Amazon. (Sim é possível vender os seus produtos na Amazon mas existem uma serie requisitos que devem ser preenchidos e alguns custos). 

Facebook Store: Para criar uma loja no facebook precisa apenas de ter uma conta no facebook e uma pagina comercial. Criar uma loja no facebook traz-lhe a exposição da maior rede social do mundo, combinada com a facilidade e comodidade de qualquer loja online.

Instagram Store: Uma rede social onde cerca de 130 milhões de utilizadores visualizam as publicações de compras é o sonho de qualquer ecommerce, certo? O instagram é essa plataforma. Basta ter uma conta comercial e uma pagina comercial no facebook e pode iniciar as suas vendas.

Vender em lojas online de terceiros: Uma forma de garantir vendas é vender em lojas online de terceiros. O importante é entender quais são os requisitos para poder entrar. Alguns exemplos: Dott.pt  | Amazon.com  |  Fnac.pt (Está geralmente no rodapé do site).

Faça melhor que a concorrência 

Entenda que o seu maior concorrente é você. Se existem milhares de empresas de ecommerce a vender o mesmo produto que você vai vender, assegure-se que existem poucas a vender como você. Foque-se nos detalhes, tenha algo que a sua concorrência não tem, pode ser rapidez nas entregas, pode ser ofertas na compra de dois ou mais produtos, qualquer coisa que a sua concorrência não esteja a fazer e possa aumentar o seu destaque e as conversões da sua loja online. Lembre-se que a inovação gera mais impacto e mais impacto gera mais conversões!  

Planeie os stocks e as entregas 

O ideal, dependendo do que vende, é ir aumentado o seu stock e a variedade de produtos que oferece aos poucos. Conforme a demanda aumentar você toma as decisões necessárias. Ao abrir uma loja online convém ter um espaço para armazenar a sua mercadoria. Porém, se esse for um problema para si, pode sempre falar com o seu fornecedor e estabelecer um acordo em que ele armazena o seu stock em troca de uma pequena percentagem das vendas. 

Outro dos fatores que tem de ser muito bem planeado no ecommerce é a logística das entregas. Erros ou atrasos nas entregas podem ser a desgraça da sua loja online, portanto, quer seja por correio ou por contrato com uma distribuidora, assegure-se que o produto chega ao destino do cliente no tempo esperado. 

A realidade é que num mercado como o do ecommerce, singrar nunca é fácil. O empenho tem der ser constante, o investimento algum e o conhecimento vasto. Caso esteja com dificuldades em vender online, a Remarketing.pt tem uma equipa de profissionais preparada para tornar real o seu objetivo de ter um ecommerce de sucesso! 

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