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REDES SOCIAIS

Aprenda a fazer Gestão de Redes Sociais.

Já não chega estar presente nas Redes Sociais. 
Precisa de ter uma estratégia para vender nas redes sociais com uma gestão inovadora.

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Gestão Redes sociais Lisboa

Gestão de redes sociais

A falta de planeamento e organização tornou-se o principal erro das empresas quando é altura de postar nas redes sociais. Este erro custa às empresas tempo, dinheiro e reputação. 

Quer aprender a fazer uma boa gestão de redes sociais? Permita-nos explicar-lhe!

 

O que é gestão de redes sociais?

Gestão de redes sociais é um conjunto de ações para otimizar as suas redes sociais, que vão muito além das típicas publicações. Este processo é composto por 3 fases:

  • Planeamento dos posts

  • Produção de conteúdo

  • Monitorização de resultados

Para que o processo seja bem elaborado, antes, é necessário definir um posicionamento e um planeamento com base no público alvo e no conteúdo que eles querem consumir, adequando fatores como, a linguagem, horários, etc, a esse mesmo público.

 

Importância de uma boa gestão de redes sociais

As redes sociais são a forma mais direta de uma empresa contactar com a sua audiência, ficando assim bastante óbvio que se a gestão não for a ideal, a comunicação entre ambas as partes também não o é. Para além disso as redes sociais funcionam também como “montra” para os seus produtos ou serviços, assim, se a “montra” estiver sempre com o mesmo produto, desorganizada, ou embaciada, ninguém voltará a olhar para ela e muito menos comprará algo que lá se encontre exposto. Uma boa gestão de redes sociais é basicamente a diferença entre adquirir e não adquirir clientes!

 

Em que redes sociais devo estar presente?

As redes sociais mais “habitadas” e relevantes para empresas, são:

  • Instagram

  • Facebook

  • Twitter

  • LinkedIn

  • Youtube

  • Pinterest

Apesar destas redes sociais serem bastante relevantes, acima de tudo, deve ter em conta onde se situa o seu público alvo.

Por exemplo, se o seu conteúdo é à base de vídeos, o Youtube e o Instagram seriam ideais para si. Enquanto que se o conteúdo for de cariz mais profissional, o Linkedin é a opção mais viável. 

Dica Remarketing: ´É importante definir quais são as redes sociais mais indicada para ao seu negócio. A melhor forma é identificar onde estão os seus clientes.

 

Como fazer uma boa gestão de redes sociais?

Desenvolver uma estratégia

Depois de escolher as redes sociais, segue-se, a frequência com que vai publicar e que tipo de conteúdos vai partilhar.

Para esclarecer as suas dúvidas faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Com que frequência irei responder a perguntas nas minhas páginas?

  • Qual as preferência de conteúdos dos meus seguidores?

  • Que campanhas de marketing irei utilizar?

  • Com que frequência irei postar nas minhas redes sociais?

Estas e outras perguntas são essenciais para organizar uma estratégia e tirar o maior proveito da sua gestão de redes sociais!

 

Produza conteúdo de qualidade

Para produzir conteúdo de qualidade é necessário um conhecimento detalhado do seu público alvo, pois o que é de qualidade para uns pode não ser para outros. Conteúdo de qualidade requer ainda criatividade. Num mercado onde cada vez existe “mais do mesmo”, ser diferente e criativo é essencial para se destacar de qualquer um da concorrência.

 

Agendar publicações

Publicar manualmente, especialmente para quem tem um alto fluxo de publicações diárias, é cada vez mais difícil e não compensa o tempo gasto, é como diz o ditado “tempo é dinheiro”. Para evitar perder tempo, agendar as publicações é mais que uma necessidade.

Para agendar publicações à ainda que ter em conta os horários, pois publicar quando o público alvo está nas redes sociais só vai melhorar a aderência ao post.

Gestão de redes sociais

Se quer ter a certeza do seu horário ideal faça testes. Selecione três horas diferentes e faça os seus posts durante uma semana nesses horários. No final da semana avalie as interações e o público alcançado e tire as suas conclusões

 

Seja consistente

Não é em uma ou duas semanas que vai ter os resultados desejados. Para obter o tão desejado resultado é necessária consistência, tanto na frequência como na qualidade das publicações. Isto não quer dizer que tenha de produzir 10 conteúdos diariamente, mas sim assegurar-se que quando o faz a qualidade é a melhor possível. Desenvolver uma rotina de posts é essencial para uma boa gestão de redes sociais. Se postar todos os dias é natural que não consiga estar sempre no seu melhor.

Tente fazer uma publicação diária com alguma qualidade e uma por semana muito bem pensada com o máximo de valor possível.

Meça os resultados

Como em qualquer estratégia, na gestão de redes sociais avaliar os resultados é essencial, quer para saber quais as preferências do seu público alvo, quer para observar se a sua estratégia está a ir de encontro ás suas expetativas. A avaliação é ainda uma ótima forma de melhorar e detetar problemas na estratégia.

Aprenda a interagir com o seu publico

Para praticar uma boa gestão de redes sociais o seu público tem de se sentir acolhido e valorizado. É natural que nem todos os comentários que vai receber serão positivos, porém à que saber lidar com eles. Não pode simplesmente ignora-los ou pior ainda remove-los. Isso só vai gerar mais negatividade, afastar os possíveis clientes e mandar a sua estratégia de gestão de redes sociais por agua abaixo. Demonstre empatia pelo seu público, tente responder a tudo, quer seja comentários positivos ou negativos, se forem positivos agradeça, se forem negativos, tente entender do que aquela pessoa não gostou ou porque ficou insatisfeita.

Para além disso a empresa deve seguir um padrão de posicionamento fixo, este padrão deve ser definido conforme seu público-alvo, se fala para jovens, utilize uma linguagem mais “livre”, se fala para entendidos de determinada área, utilize uma linguagem mais técnica, e assim sucessivamente. Lembre-se, a sua comunicação é a imagem da sua empresa!

 

Melhores ferramentas para a gestão de redes sociais

As ferramentas são um aliado essencial à gestão de redes sociais, pois são grandes economizadores de tempo. O grande problema é que maioria das ferramentas são desconhecidas. Nós vamos ajudar!

HootSuite

Esta plataforma é ótima para agendar posts nas principais plataformas. Para além disso, esta plataforma oferece-lhe ainda ensinamentos aliados à gestão de redes sociais.

Hootsuite- Gestão de redes sociais

 

Hubspot

Nesta plataforma para além de publicar e monitorizar, pode ainda obter relatórios de desempenho. Esses relatórios vão informa-lo quais as redes sociais que estão a ter mais interações, fornecem dados acerca de que posts e plataformas estão a gerar leads e vendas.

Hubspot- Gestão de redes sociais

RD Station

A RD Station é uma plataforma semelhante à Hubspot, que, para além de lhe fornecer ferramentas importantes para gestão de redes sociais, permite-lhe ainda saber como cada cliente interage com a sua empresa.

RD Station- gestão de redes sociais

Swonkie

Na plataforma de gestão de redes sociais Swonkie é possível agendar e personalizar cada post para as diferentes redes sociais. Esta plataforma partilha o seu conteúdo nos melhores horários e rastreia os links para que o usuário possa ver que conteúdo é o mais atrativo

Swonkie- Gestão de redes sociais

Não se esqueça que a gestão das redes sociais não é assim tão fácil quanto parece, e o que aparenta ser um gasto extra, por vezes é necessário para obter resultados reais. Na remarketing temos uma equipa de profissionais à sua disposição focada em garantir-lhe a melhor gestão de redes sociais possível!