Já não chega estar presente nas Redes Sociais.
Precisa de ter uma estratégia para vender nas redes sociais com uma gestão inovadora.
Gestão de redes sociais
A falta de planeamento e organização tornou-se o principal erro das empresas quando é altura de postar nas redes sociais. Este erro custa às empresas tempo, dinheiro e reputação.
Quer aprender a fazer uma boa gestão de redes sociais? Permita-nos explicar-lhe!
Gestão de redes sociais é um conjunto de ações para otimizar as suas redes sociais, que vão muito além das típicas publicações. Este processo é composto por 3 fases:
Planeamento dos posts
Produção de conteúdo
Monitorização de resultados
Para que o processo seja bem elaborado, antes, é necessário definir um posicionamento e um planeamento com base no público alvo e no conteúdo que eles querem consumir, adequando fatores como, a linguagem, horários, etc, a esse mesmo público.
As redes sociais são a forma mais direta de uma empresa contactar com a sua audiência, ficando assim bastante óbvio que se a gestão não for a ideal, a comunicação entre ambas as partes também não o é. Para além disso as redes sociais funcionam também como “montra” para os seus produtos ou serviços, assim, se a “montra” estiver sempre com o mesmo produto, desorganizada, ou embaciada, ninguém voltará a olhar para ela e muito menos comprará algo que lá se encontre exposto. Uma boa gestão de redes sociais é basicamente a diferença entre adquirir e não adquirir clientes!
As redes sociais mais “habitadas” e relevantes para empresas, são:
Youtube
Apesar destas redes sociais serem bastante relevantes, acima de tudo, deve ter em conta onde se situa o seu público alvo.
Por exemplo, se o seu conteúdo é à base de vídeos, o Youtube e o Instagram seriam ideais para si. Enquanto que se o conteúdo for de cariz mais profissional, o Linkedin é a opção mais viável.
Depois de escolher as redes sociais, segue-se, a frequência com que vai publicar e que tipo de conteúdos vai partilhar.
Para esclarecer as suas dúvidas faça a si mesmo as seguintes perguntas:
Com que frequência irei responder a perguntas nas minhas páginas?
Qual as preferência de conteúdos dos meus seguidores?
Que campanhas de marketing irei utilizar?
Com que frequência irei postar nas minhas redes sociais?
Estas e outras perguntas são essenciais para organizar uma estratégia e tirar o maior proveito da sua gestão de redes sociais!
Para produzir conteúdo de qualidade é necessário um conhecimento detalhado do seu público alvo, pois o que é de qualidade para uns pode não ser para outros. Conteúdo de qualidade requer ainda criatividade. Num mercado onde cada vez existe “mais do mesmo”, ser diferente e criativo é essencial para se destacar de qualquer um da concorrência.
Publicar manualmente, especialmente para quem tem um alto fluxo de publicações diárias, é cada vez mais difícil e não compensa o tempo gasto, é como diz o ditado “tempo é dinheiro”. Para evitar perder tempo, agendar as publicações é mais que uma necessidade.
Para agendar publicações à ainda que ter em conta os horários, pois publicar quando o público alvo está nas redes sociais só vai melhorar a aderência ao post.
Se quer ter a certeza do seu horário ideal faça testes. Selecione três horas diferentes e faça os seus posts durante uma semana nesses horários. No final da semana avalie as interações e o público alcançado e tire as suas conclusões
Não é em uma ou duas semanas que vai ter os resultados desejados. Para obter o tão desejado resultado é necessária consistência, tanto na frequência como na qualidade das publicações. Isto não quer dizer que tenha de produzir 10 conteúdos diariamente, mas sim assegurar-se que quando o faz a qualidade é a melhor possível. Desenvolver uma rotina de posts é essencial para uma boa gestão de redes sociais. Se postar todos os dias é natural que não consiga estar sempre no seu melhor.
Tente fazer uma publicação diária com alguma qualidade e uma por semana muito bem pensada com o máximo de valor possível.
Como em qualquer estratégia, na gestão de redes sociais avaliar os resultados é essencial, quer para saber quais as preferências do seu público alvo, quer para observar se a sua estratégia está a ir de encontro ás suas expetativas. A avaliação é ainda uma ótima forma de melhorar e detetar problemas na estratégia.
Para praticar uma boa gestão de redes sociais o seu público tem de se sentir acolhido e valorizado. É natural que nem todos os comentários que vai receber serão positivos, porém à que saber lidar com eles. Não pode simplesmente ignora-los ou pior ainda remove-los. Isso só vai gerar mais negatividade, afastar os possíveis clientes e mandar a sua estratégia de gestão de redes sociais por agua abaixo. Demonstre empatia pelo seu público, tente responder a tudo, quer seja comentários positivos ou negativos, se forem positivos agradeça, se forem negativos, tente entender do que aquela pessoa não gostou ou porque ficou insatisfeita.
Para além disso a empresa deve seguir um padrão de posicionamento fixo, este padrão deve ser definido conforme seu público-alvo, se fala para jovens, utilize uma linguagem mais “livre”, se fala para entendidos de determinada área, utilize uma linguagem mais técnica, e assim sucessivamente. Lembre-se, a sua comunicação é a imagem da sua empresa!
As ferramentas são um aliado essencial à gestão de redes sociais, pois são grandes economizadores de tempo. O grande problema é que maioria das ferramentas são desconhecidas. Nós vamos ajudar!
Nesta plataforma para além de publicar e monitorizar, pode ainda obter relatórios de desempenho. Esses relatórios vão informa-lo quais as redes sociais que estão a ter mais interações, fornecem dados acerca de que posts e plataformas estão a gerar leads e vendas.
A RD Station é uma plataforma semelhante à Hubspot, que, para além de lhe fornecer ferramentas importantes para gestão de redes sociais, permite-lhe ainda saber como cada cliente interage com a sua empresa.
Na plataforma de gestão de redes sociais Swonkie é possível agendar e personalizar cada post para as diferentes redes sociais. Esta plataforma partilha o seu conteúdo nos melhores horários e rastreia os links para que o usuário possa ver que conteúdo é o mais atrativo
Não se esqueça que a gestão das redes sociais não é assim tão fácil quanto parece, e o que aparenta ser um gasto extra, por vezes é necessário para obter resultados reais. Na remarketing temos uma equipa de profissionais à sua disposição focada em garantir-lhe a melhor gestão de redes sociais possível!