REDES SOCIAIS

Aprenda a fazer Gestão de Redes Sociais.

Já não chega estar presente nas Redes Sociais. 
Precisa de ter uma estratégia para vender nas redes sociais com uma gestão inovadora.

baixar
Gestão Redes sociais Lisboa

Gestão de redes sociais

A falta de planeamento e organização tornou-se o principal erro das empresas quando é altura de postar nas redes sociais. Este erro custa às empresas tempo, dinheiro e reputação. 

Quer aprender a fazer uma boa gestão de redes sociais? Permita-nos explicar-lhe!

 

O que é gestão de redes sociais?

Gestão de redes sociais é um conjunto de ações para otimizar as suas redes sociais, que vão muito além das típicas publicações. Este processo é composto por 3 fases:

  • Planeamento dos posts

  • Produção de conteúdo

  • Monitorização de resultados

Para que o processo seja bem elaborado, antes, é necessário definir um posicionamento e um planeamento com base no público alvo e no conteúdo que eles querem consumir, adequando fatores como, a linguagem, horários, etc, a esse mesmo público.

 

Importância de uma boa gestão de redes sociais

As redes sociais são a forma mais direta de uma empresa contactar com a sua audiência, ficando assim bastante óbvio que se a gestão não for a ideal, a comunicação entre ambas as partes também não o é. Para além disso as redes sociais funcionam também como “montra” para os seus produtos ou serviços, assim, se a “montra” estiver sempre com o mesmo produto, desorganizada, ou embaciada, ninguém voltará a olhar para ela e muito menos comprará algo que lá se encontre exposto. Uma boa gestão de redes sociais é basicamente a diferença entre adquirir e não adquirir clientes!

 

Em que redes sociais devo estar presente?

As redes sociais mais “habitadas” e relevantes para empresas, são:

  • Instagram

  • Facebook

  • Twitter

  • LinkedIn

  • Youtube

  • Pinterest

Apesar destas redes sociais serem bastante relevantes, acima de tudo, deve ter em conta onde se situa o seu público alvo.

Por exemplo, se o seu conteúdo é à base de vídeos, o Youtube e o Instagram seriam ideais para si. Enquanto que se o conteúdo for de cariz mais profissional, o Linkedin é a opção mais viável. 

Dica Remarketing: ´É importante definir quais são as redes sociais mais indicada para ao seu negócio. A melhor forma é indentificar onde estão os seus clientes.

 

Como fazer uma boa gestão de redes sociais?

Desenvolver uma estratégia

Depois de escolher as redes sociais, segue-se, a frequência com que vai publicar e que tipo de conteúdos vai partilhar.

Para esclarecer as suas dúvidas faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Com que frequência irei responder a perguntas nas minhas páginas?

  • Qual as preferência de conteúdos dos meus seguidores?

  • Que campanhas de marketing irei utilizar?

  • Com que frequência irei postar nas minhas redes sociais?

Estas e outras perguntas são essenciais para organizar uma estratégia e tirar o maior proveito da sua gestão de redes sociais!

 

Produza conteúdo de qualidade

Para produzir conteúdo de qualidade é necessário um conhecimento detalhado do seu público alvo, pois o que é de qualidade para uns pode não ser para outros. Conteúdo de qualidade requer ainda criatividade. Num mercado onde cada vez existe “mais do mesmo”, ser diferente e criativo é essencial para se destacar de qualquer um da concorrência.

 

Agendar publicações

Publicar manualmente, especialmente para quem tem um alto fluxo de publicações diárias, é cada vez mais difícil e não compensa o tempo gasto, é como diz o ditado “tempo é dinheiro”. Para evitar perder tempo, agendar as publicações é mais que uma necessidade.

Para agendar publicações à ainda que ter em conta os horários, pois publicar quando o público alvo está nas redes sociais só vai melhorar a aderência ao post.

Gestão de redes sociais

Se quer ter a certeza do seu horário ideal faça testes. Selecione três horas diferentes e faça os seus posts durante uma semana nesses horarios. No final da semana avalie as interações e o publico alcançado e tire as suas conclusões

 

Seja consistente

Não é em uma ou duas semanas que vai ter os resultados desejados. Para obter o tão desejado resultado é necessária consistência, tanto na frequência como na qualidade das publicações. Isto não quer dizer que tenha de produzir 10 conteúdos diariamente, mas sim assegurar-se que quando o faz a qualidade é a melhor possível. Desenvolver uma rotina de posts é essencial para uma boa gestão de redes sociais. Se postar todos os dias é natural que não consiga estar sempre no seu melhor.

Tente fazer uma publicação diaria com alguma qualidade e uma por semana muito bem pensada com o máximo de valor possível.

Meça os resultados

Como em qualquer estratégia, na gestão de redes sociais avaliar os resultados é essencial, quer para saber quais as preferências do seu público alvo, quer para observar se a sua estratégia está a ir de encontro ás suas expetativas. A avaliação é ainda uma ótima forma de melhorar e detetar problemas na estratégia.

Aprenda a interagir com o seu publico

Para praticar uma boa gestão de redes sociais o seu público tem de se sentir acolhido e valorizado. É natural que nem todos os comentários que vai receber serão positivos, porém à que saber lidar com eles. Não pode simplesmente ignora-los ou pior ainda remove-los. Isso só vai gerar mais negatividade, afastar os possiveis clientes e mandar a sua estratégia de gestão de redes sociais por agua abaixo. Demonstre empatia pelo seu público, tente responder a tudo, quer seja comentários positivos ou negativos, se forem positivos agradeça, se forem negativos, tente entender do que aquela pessoa não gostou ou porque ficou insatisfeita.

Para além disso a empresa deve seguir um padrão de posicionamento fixo, este padrão deve ser definido conforme seu público-alvo, se fala para jovens, utilize uma linguagem mais “livre”, se fala para entendidos de determinada área, utilize uma linguagem mais técnica, e assim sucessivamente. Lembre-se, a sua comunicação é a imagem da sua empresa!

 

Melhores ferramentas para a gestão de redes sociais

As ferramentas são um aliado essencial à gestão de redes sociais, pois são grandes economizadores de tempo. O grande problema é que maioria das ferramentas são desconhecidas. Nós vamos ajudar!

HootSuite

Esta plataforma é ótima para agendar posts nas principais plataformas. Para além disso, esta plataforma oferece-lhe ainda ensinamentos aliados à gestão de redes sociais.

Hootsuite- Gestão de redes sociais

 

Hubspot

Nesta plataforma para além de publicar e monitorizar, pode ainda obter relatórios de desempenho. Esses relatórios vão informa-lo quais as redes sociais que estão a ter mais interações, fornecem dados acerca de que posts e plataformas estão a gerar leads e vendas.

Hubspot- Gestão de redes sociais

RD Station

A RD Station é uma plataforma semelhante à Hubspot, que, para além de lhe fornecer ferramentas importantes para gestão de redes sociais, permite-lhe ainda saber como cada cliente interage com a sua empresa.

RD Station- gestão de redes sociais

Swonkie

Na plataforma de gestão de redes sociais Swonkie é possível agendar e personalizar cada post para as diferentes redes sociais. Esta plataforma partilha o seu conteúdo nos melhores horários e rastreia os links para que o usuário possa ver que conteúdo é o mais atrativo

Swonkie- Gestão de redes sociais

Não se esqueça que a gestão das redes sociais não é assim tão fácil quanto parece, e o que aparenta ser um gasto extra, por vezes é necessário para obter resultados reais. Na remarketing temos uma equipa de profissionais à sua disposição focada em garantir-lhe a melhor gestão de redes sociais possível!

Fale Connosco