Remarketing

10 passos para Criar uma Estratégia de Marketing

É essencial a existência de uma boa estratégia de marketing em qualquer empresa ou negócio.

Saiba como criar uma boa estratégia em apenas 10 passos.

baixar

Ao conjunto de ações propostas para divulgar e enaltecer os pontos fortes de uma marca denominamos de estratégia de marketing. Por isso, é essencial a existência de uma boa estratégia de marketing em qualquer empresa ou negócio.

Saiba aqui como criar uma boa estratégia em apenas 10 passos:

 

1.Definir o público-alvo

É imprescindível definir o seu público-alvo, já que nenhuma marca ou empresa se destina a toda a gente. Para o definir, para além dos dados demográficos, deve também ter em consideração o nível de escolaridade, o estilo de vida, os costumes e gostos do seu público. Vai notar que a promoção da sua empresa com um público alvo em mente tornará tudo mais fácil.

Desta forma, a sua marca chegará mais rapidamente a todos aqueles cujos perfis se coadunam com o público que definiu.

 

2.Estudar o mercado

Uma coisa que precisa ter em consideração é o factor cultural. Se tem um negócio mais tradicional, tem de se focar principalmente nas pessoas, nas tradições e sobretudo no estilo de vida da população da cidade onde tem o seu negócio.

Se a sua empresa for global é importante que localize e aposte em campanhas de marketing localizado, já que diferentes países têm culturas diferentes e consequentemente, precisam de distintas formas de serem abordados.  

 

3.Analisar a concorrência

Igualmente importante, é a criação de uma lista dos seus concorrentes diretos, com o objetivo de os poder estudar. Analise os pontos fortes dos seus concorrentes, tudo o que estão a fazer bem, mas também estude as suas falhas. O objetivo não é copiar a concorrência, mas sim aprender com ela.

É muito importante que não cometa o erro de copiar os seus concorrentes. O público saberá diferenciar entre o original e imitação. Sirva-se da concorrência para entender melhor o negócio, apostando no que os outros falham e diferencie-se, promovendo essa característica ou qualidade que os seus concorrentes não possuem.

 

4.Criar objetivos

Crie metas e objetivos específicos. Como por exemplo: ter 700 visitas num mês; tornar o seu negócio sustentável num prazo de 4 meses; ter um lucro de 35% em 8 meses; conseguir 1500 seguidores no Instagram em meio ano; etc.

Um dos aspetos positivos em ter objetivos concretos e quantitativos numa estratégia de marketing é que pode impulsionar um maior esforço por parte da sua equipa, já que trabalham com números concretos em mente.   

 

5.Elaborar um plano

Uma estratégia de marketing estabelece sempre os passos necessários para chegar ao objetivo. Por isso, deve incluir na sua estratégia todas as etapas para transformar os seus números numa realidade. Nisso inclui-se as estratégias de marketing digital: investimento em redes sociais, um plano de marketing de conteúdos, a criação de cartões de visita, apostar em publicidade, oferecer brindes e descontos, etc.

 

6.Elaborar um plano realista

O primeiro passo para alcançar o sucesso é ser realista em relação aos recursos que possui na sua empresa, quer financeiros, quer humanos. Um pequeno negócio não terá o mesmo poder económico que uma grande empresa e por isso os níveis de promoção e retorno serão menores.

É importante ter em conta estes aspetos na hora de criar os seus objetivos quantitativos. Muitas vezes as empresas têm tendência a criar metas e objetivos demasiado ambiciosos para os recursos que possuem. Por isso o realismo é essencial aquando da criação da sua estratégia de marketing.

 

7.Medir o sucesso

Após criar a sua estratégia de marketing, indicando os seus objetivos e plano de ação, precisa também de indicar os medidores de sucesso. No marketing digital existem diferentes KPIs que medem o êxito de um site (fazendo a contagem do número de visitas, bounce rate, tempo médio passado no site, etc).

Num negócio físico terão de ser considerados outros medidores, como o lucro do seu negócio, as vendas, etc.

 

8.Defina tarefas

Outra das razões da necessidade de ter uma estratégia de marketing é que ela define o papel de cada pessoa na empresa. Assim, fica desde logo definido quem fica responsável por fazer cada coisa! Muitas empresas falham porque os colaboradores não sabem o que é esperado deles, por isso não cometa esse erro.

 

9.Criar uma estratégia flexível

A sua estratégia de marketing não pode ser estática. Perante um fator inesperado é necessário haver flexibilidade suficiente para enfrentar a novidade. Já que existem inúmeros factos externos que estão fora do seu controlo, como o mercado ou os algoritmos. Por isso precisa de ter em mente esses aspetos e adaptar a sua estratégia às circunstâncias.

 

10.Definir um prazo

Se criou uma estratégia de marketing para o primeiro ano da sua empresa, precisa de determinar um período de reflexão, por exemplo, mensalmente. Esses momentos servirão para avaliar a estratégia e os resultados obtidos. Assim, e se perceber que a sua estratégia não está a obter os resultados esperados, pode adaptar o plano de marketing e fazer alterações.

Se estiver a correr tudo em conformidade ao esperado, continue. Utilize essa altura para dar feedback aos seus colaboradores, elogiando, redefinindo tarefas e até celebrar o vosso sucesso.

 

Hoje demos-lhe várias dicas de como criar um plano de marketing. Mas e se precisar de uma equipa especializada para o ajudar a criar a melhor estratégia para a sua empresa?
Contacte-nos para mais informações, ou Peça o seu orçamento personalizado e deixe-nos ajudá-lo a ter sucesso com o marketing digital!
Share on facebook
Partilhar
Share on linkedin
Partilhar

Artigos Relacionados

como criar um site em wordpress
digital

WordPress para Pequenas Empresas

Hoje em dia, ter uma presença online é essencial para qualquer tipo de negócio. No entanto, nem toda a gente tem os recursos ou a experiência necessária para fazer um website.
É por isso que deve considerar usar o WordPress para sites de pequenas empresas.

concurso instagram
concurso no instagram

Como Criar um Concurso no Instagram

Se já fez algum concurso no seu Instagram e os resultados não foram muito animadores, estas dicas que acabámos de dar irão coloca-lo à frente da concorrência.

Fale Connosco