2.FEED SEM PUBLICAÇÕES
Com a popularidade contínua das Histórias, espera-se que o Instagram experimente uma nova abordagem de feeds em 2021, com alguns utilizadores configurados para abrir um feed de Histórias, semelhante ao de vídeo do TikTok.
Isso significará que o feed principal do Instagram perderia o foco e se tornaria um elemento secundário. Mas não espere que o Instagram faça isso para todos. Em vez disso, o que o Instagram poderá tentar fazer é alinhar o feed da página inicial com as preferências individuais do utilizador, com a opção de voltar ao que era se quiser.
Por exemplo, se como utilizador visualiza muito as Histórias, o Instagram pode mudar para um feed inicial de Histórias, com a opção de voltar para o feed normal de publicações, se assim preferir.
Alguns utilizadores podem abrir para um feed de Reels em vez das histórias e alguns para com um feed de loja. Em vez de forçar todos os utilizadores a um novo feed, o Instagram pode procurar fornecer opções diversas e personalizadas, o que pode ajudar a aumentar o envolvimento dentro de cada elemento.
Twitter
Mesmo depois de todos estes anos, ainda é difícil dizer o que é o Twitter, quais são os seus principais pontos fortes e como irá crescer no futuro. Porque apesar da popularidade contínua da plataforma, o Twitter permanece praticamente inalterado, sem grandes inovações ou atualizações que alteraram a forma como as pessoas usam esta ferramenta.
Claro que, tornou os tweets mais longos em 2018 e foi testado em streaming ao vivo, Moments e tweets de áudio, entre várias outras opções. Mas nenhum deles realmente “pegou”.
O Twitter, no seu todo, permanece o que era no início – um fluxo em tempo real de atualizações curtas e precisas, ótimo para se manter atualizado com as informações mais recentes e popular entre os mais jovens em Portugal!
Então, mas afinal, como pode o Twitter evoluir para além do que já é? Provavelmente é seguro dizer que não veremos nenhuma grande mudança ao longo dos próximos 12 meses.
1.ESPAÇOS DE ÁUDIO
O Twitter está a trabalhar no “Audio Spaces” oferecendo aos utilizadores uma outra forma de interagir.
O que, como tweets de áudio, será interessante por um tempo, mas, novamente, é improvável que se torne um recurso transformador nesta plataforma.
Claro que não precisa ser para fornecer um determinado valor funcional, mas o “Audio Spaces” ainda parece limitado, mesmo com baixas expectativas. Ainda assim, será algo para experimentar e, dados os desenvolvimentos recentes, parece que estará disponível no início de 2021. Só não sabemos se será em todos os países ao mesmo tempo, provavelmente não.
2.FOCO NO TÓPICO
O Twitter também está à procura de expandir o seu potencial de engajamento, fornecendo aos usuários mais recomendações de tópicos para seguir nos seus feeds, em vez de perfis.
Em 2021, não seria surpreendente ver o Twitter dar um passo à frente e adicionar espaços de tópico, onde irá reunir tweets relevantes sobre um determinado tópico, numa página ou uma secção destinada para este fim.
TikTok
TikTok fez uma viagem à velocidade da luz em 2020. Esta ferramenta de vídeo de formato curto passou de 500 milhões de utilizadores em dezembro de 2019 para perto de um bilião hoje e, apesar de enfrentar proibições, restrições, acusações de censura, passando por revisões de segurança a nível global. Apesar de tudo isso, o TikTok continuou a avançar e agora parece que vai avançar para o próximo nível em 2021.
E pode ser uma ferramenta importante a incluir, se não incluiu já, na sua estratégia de marketing digital para 2021.
1.FOCO NO ECOMMERCE
Como a maioria das outras plataformas, o TikTok também fará do comércio online um foco em 2021 – embora, no caso do TikTok, seja um pouco mais urgente.
O TikTok precisa encontrar mais formas de garantir que os seus principais criadores sejam pagos, caso contrário, irão para outras plataformas onde possam ter lucro com a criação de conteúdos.