Remarketing

Criar um Concurso no Instagram

dicas para criar um concurso no seu Instagram para obter resultados

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Uma das melhores formas de conseguir novos seguidores no Instagram são sem dúvida os concursos (ou giveaways). Para além de novos seguidores, os concursos mantêm o público envolvido e aumentam o alcance da sua marca. No entanto, se não tiver cuidado, o seu concurso pode correr o risco de atrair um público indesejado e tornar-se um fracasso.

O objetivo do concurso, para além do acréscimo de seguidores deverá ser o aumento da consciencialização em relação à sua marca, envolvendo os seus seguidores mais antigos.

Aqui estão algumas dicas para que o seu concurso no Instagram seja um sucesso.

Antes do Concurso

É preciso garantir que o concurso é feito de forma transparente, por isso dedique algum tempo para aprender as regras. Não vale a pena dedicar o seu tempo e esforço a um concurso que pode ter de retirar do seu Instagram por violar as políticas da rede social.

Aqui estão alguns dos principais destaques:

  • O seu concurso precisa de ter regras, termos e requisitos de elegibilidade.
  • É preciso referir que o concurso não é patrocinado nem está associado ao Instagram.

1.Utilize um Hashtag Personalizado 

É importante que o seu concurso tenha um hashtag da marca associada. Isso vai ajudar a monitorizar os seus inscritos e as conversas sobre o assunto. Usando um hashtag genérico (ex: #concurso) será impossível conseguir medir os resultados, uma vez que existem centenas de posts que usam essa hashtag.

Mas uma coisa importante: inclua sempre os hashtags genéricos na legenda da sua publicação, após o da sua marca, isso permitirá que o seu concurso seja divulgado.

Outra coisa importante, não se esqueça de dividir a sua legenda. O primeiro deve incluir as informações do concurso e os hashtags da marca. Use a quebra de linha para incluir todos os outros hashtags mais genéricos abaixo do primeiro texto.

concurso instagram

2.Utilize gráficos, fotografias ou vídeos impactantes

Tendo em conta que o Instagram é uma rede social que se faz maioritariamente pela partilha de conteúdo visualmente atrativo e interessante, é importante que as imagens do seu concurso também o sejam. Se a sua imagem parecer ter sido feita no Paint, é provável que não vá atrair a atenção de muita gente.

Defina um tema ou modelo de apresentação de forma a promover o seu Instagram no seu site ou noutras redes sociais. É importante que a marca seja consistente. Pode utilizar programas como o Canva para criar imagens que pode partilhar no Facebook, Twitter, e nas restantes redes sociais.

3.Ofereça um prémio relevante

Um dos erros mais cometidos pelas empresas que fazem concursos no Instagram são o facto de oferecerem prémios que não têm nada a ver com a sua marca ou setor de negócio. Se o prémio do concurso for muito genérico e atrativo à maioria das pessoas, o nível de aderência ao concurso será maior, no entanto irá atrair seguidores que gostam de coisas gratuitas e não exatamente seguidores interessados nos produtos da sua empresa.

Por isso, em vez de dar prémios cliché, que pouco têm a ver com a sua marca ou empresa, ofereça produtos da sua marca ou algo relacionado ao seu setor de negócio.

Uma boa opção são os vales de compra, produtos gratuitos da sua loja ou empresa. De forma geral, esse tipo de prémios gera sobretudo consciencialização sobre a marca, dando a oportunidade que o seu público experimente os seus produtos ou serviços.

4.Facilite a participação

Os concursos devem ser simples e diretos e não exigir muitas etapas, já que demasiadas exigências tendem a desmotivar à participação.

Também é importante esclarecer as regras e informar o sitio onde poderá segui-las. Pode incluir orientações na legenda tal como uma página no seu site com as informações relativas ao concurso (depende sempre que tipo de concurso está a ser promovido).

Não se esqueça de ser direto, listando as regras. Isso faz reduzir o número de questões dos possíveis participantes e ajuda a estar em conformidade com o Instagram.

5. Use UGC ( User Generated Content | Conteúdo Gerado por Utilizadores )

Existem várias opções para permitir que as pessoas possam participar no seu concurso. Algumas empresas preferem que os participantes respondam a um post, outras preferem os “gostos” ou as partilhas.

De forma geral, quanto menos pedir, maior será a aderência. No entanto, fazer com que os seus seguidores façam alguma ação, como partilhar uma foto marcando a sua marca, gera um maior envolvimento e aumento de seguidores.

A empresa Ben & Jerry’s teve muito sucesso no seu concurso #Capture Euphoria no Instagram. O desafio consistia em captar momentos de euforia e incluir o hashtag #CaptureEuphoria. Os seguidores não precisavam de incluir os gelados da marca nas suas fotos, no entanto o concurso acabou por gerar imenso conteúdo para a Ben & Jerry´s.

concurso instagram

As fotos publicadas pelos participantes devem apresentar a sua marca (através de algum produto ou logo). Desta forma o conteúdo gerado pelos seus utilizadores irá crescer.

O UGC tem um grande poder, já que é 35% mais memorável e 50% mais confiável que outros tipos de ação. Em vez de encher o seu feed com publicações de auto promoção, deixe que seja o seu público a fazer isso por si.

 

6.Não faça concursos com um prazo muito extenso

De forma geral, a maior parte dos concursos no Instagram duram cerca de uma semana, já que é tempo suficiente para o público descobrir o concurso e participar.

Quando falamos de concursos com um prazo mais alongado, existe o problema da falta de urgência em participar. Se o concurso durar 1 mês, as pessoas irão acabar por adiar a participação ou acabar por se esquecer. Quanto maior o nível de urgência do seu concurso, maior será a adesão.

Não se esqueça de definir bem as datas de início e fim do concurso, de forma a evitar que as pessoas encham a sua secção de comentários com perguntas.

7.Permita a votação do público

Determinar o vencedor é sempre um tema sensível e existem várias opções para o fazer. Uma das melhores formas é a votação do público, já que cria uma comunidade participativa e envolvida. Para além de permitir que o seu concurso se espalhe de forma mais orgânica, já que as pessoas irão partilhar com os amigos, pedindo-lhes que votem neles.

8.Promova o concurso no seu perfil e bio

A maior parte dos utilizadores do Instagram não vão voltar aos posts antigos para tentar encontrar o concurso, por isso é importante que ao longo do tempo em que o concurso esteja a decorrer, vá publicando regularmente (por exemplo 3 vezes por dia). Se não o fizer, é provável que a imagem ou vídeo do seu concurso se percam e não encontrem o seu público-alvo.

Para que isso não aconteça, deve sempre incluir o concurso na informação da sua bio. Pode inclusivamente colocar um link para uma página com mais informações sobre o mesmo.

Para além disso, mencionar o concurso na sua bio do Instagram também é vantajosa para empresas que façam concursos regularmente, assim os seguidores vão estar sempre atualizados.

9.Faça um concurso divertido

Não faça um concurso sem um motivo. É importante que cada concurso seja bem pensado e planeado.

Pode definir um tema para um sorteio, em vez do típico “ gosto” na publicação.

Existem inúmeras formas de realizar um concurso divertido, diferente e dinâmico.

Há empresas que fazem concursos em que os seus seguidores são convidados a participar ativamente, enviando desenhos ou designs para produtos da marca. Para além dos concorrentes poderem ter um produto da marca que seguem com o seu design, recebem também um prémio monetário. Este tipo de concursos envolvem os seus seguidores de várias formas: na participação e criação, na partilha e no voto.

10. Utilize as ferramentas certas

Fazer a gestão de um concurso no Instagram pode ser difícil. Como não existe um recurso para sorteios incorporado, todo o processo precisa de ser feito manualmente, incluindo a parte de encontrar os participantes e monitorizar os seus votos e as conversas.

No entanto existem ferramentas que facilitam essa tarefa. Entre elas estão:

Woobox

Gleam

Wishpond

Estas ferramentas foram criadas especificamente para os concursos, incluindo a integração de hashtags. Também facilitam a promoção do concurso no seu blog e noutras redes sociais.

Conclusão

Se já fez algum concurso no seu Instagram e os resultados não foram muito animadores, as dicas que acabámos de dar irão coloca-lo à frente da concorrência.

Os concursos no Instagram, quando feitos corretamente, são, para além da entrega de produtos gratuitos aos seus seguidores, uma ferramenta eficaz de marketing que pode fazer crescer a sua marca e melhorar os resultados na sua gestão de redes sociais.

Mas e se precisar de uma equipa especializada para o ajudar a criar as suas campanhas e concursos no Instagram?

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