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Como criar uma estratégia para redes sociais em apenas 6 passos

É obrigatório criar uma estratégia inteligente para as suas redes sociais, desta forma, conseguirá tirar o maior partido possível do mundo virtual enquanto meio de negócio.

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É imperativo que a sua marca esteja presente nas redes sociais. As possibilidades são infinitas e existe um potencial enorme no mundo online, já que grande parte dos seus potenciais clientes se movem no digital.

Por isso é muito importante criar uma estratégia inteligente para as suas redes sociais, desta forma, conseguirá tirar o maior partido possível do mundo virtual enquanto meio de negócio.

Aqui estão 6 passos simples que o ajudarão a concretizar o seu plano:

 

criar uma estratégia de redes sociais

 

1 | Defina os objectivos

É altura de estabelecer as suas metas e perceber quais são as necessidades da sua empresa.

Pode criar uma estratégia focada em aspectos como:

  • A melhoria do serviço de atendimento ao cliente;
  • Aumento do trafego nas suas redes e página web;
  • Promoção da presença da sua marca;
  • Aumento das vendas;
  • Fidelização de clientes.

2 | Conheça o seu público-alvo

É preciso saber a quem quer chegar e moldar o seu conteúdo ao público que pretende atingir. Todo o publico é exigente, por isso foque-se em selecionar o melhor conteúdo possível.

Uma coisa para ter em consideração é que no processo de compra existem vários intervenientes:

  • Quem decide (a pessoa que escolhe o que será comprado);
  • O influenciador (quem interfere na decisão de compra);
  • O comprador (quem paga);
  • E o utilizador (a quem se destina o produto).

Há produtos em que todos os intervenientes são a mesma pessoa. Noutros casos, cada interveniente é uma pessoa diferente. Por isso é fundamental definir a quem se destina a sua mensagem e a partir daí filtrar os conteúdos em função do interveniente a quem se pretende dirigir. Deve focar-se na criação de valor, oferecendo aos seus clientes informações úteis, importantes e relevantes, quer sejam elas informativas ou mais recreativas.

3 | Faça uma auditoria

Depois de definir o que quer fazer e para quem se quer dirigir, chegou a altura de perceber qual é a situação da sua imagem de marca nas Redes Sociais.

Para isso, o melhor é executar um processo de auditoria que o irá ajudar a saber qual é a situação da sua empresa no que que diz respeito ao marketing das Redes Sociais.

Segue um breve resumo dos princípios básicos que deve incluir em sua checklist de auditoria de rede social:

  • Informações de perfil (nome, bio, links)
  • Frequência das publicações
  • Contagem de seguidores
  • Visitas ao perfil
  • Interações/Visualizações 
  • Outras métricas específicas (dependendo da rede social)

Para qualquer tipo de métrica, deve incluir a variação percentual em relação ao mês anterior e ao ano anterior (se possível).

 

4 | Escolha as melhores plataformas para divulgar os seus conteúdos

Está na hora de definir quais são as plataformas que vai escolher. Todas são diferentes e têm o seu próprio estilo e características, por isso deve saber o que define cada uma delas para poder escolher as mais adequadas à sua marca.

Características importantes que deve ter em conta:

Facebook: O Facebook ainda é a maior plataforma no mundo entre as redes sociais. Apesar da sua redução de alcance orgânico as suas ferramentas avançadas de segmentação permitem alcançar o cliente ideal para o seu negócio.

Twitter: Esta é sem dúvida a rede social perfeita para participar nas conversa do mundo online. Uma das principais características do Twitter é o seu dinamismo, fazendo dele o sitio ideal para melhorar o atendimento ao cliente. 

LinkedIn: O Linkedin é plataforma ideal para negócio B2B e segmentação por determinada profissão. O Linkedin possui mais de 575 milhões de utilizadores, com mais e 260 milhões de utilizadores ativos mensalmente.

Pinterest: O Pinterest é plataforma onde os utilizadores são bastantes interessados e procuram por produto e ideias. Descubra como o Pinterest pode ajudar a sua loja online a atingir o próximo nível de crescimento.

Youtube: Parem além do formato vídeo “foco do Youtube” permitir uma melhor explicação do seu produto ou serviço, o Youtube é ainda a 2º maior motor de pesquisa que permite posicionar os seu produtos nas pesquisas dos seus clientes.

WhatsApp: O WhatsApp Business um canal poderoso para comunicar eficientemente com os seus clientes e fazer crescer o seu negócio. Sabia que pode alcançar um alcance superior a 80% e ainda criar uma loja online dentro do Whatsapp?

 

5 | Crie conteúdos com valor

Este é um dos principais pontos duma estratégia de redes sociais. É o que vai definir se o utilizador quererá, ou não, seguir as suas páginas.

Existem algumas ferramentas, tais como o Kwfinder, Alsoasked, Answer The Public, ou o Google Trends, que o ajudam a ficar a saber quais os melhores temas do momento.

É fundamental falar do tema certo, no momento certo, e por isso é importante perceber quais os temas de interesse do seu público. Desta forma irá atrair mais reações e comentários para os seus conteúdos, e se tudo correr bem, aumentar o seu número de seguidores.

 

6 | Análise o desempenho da sua estratégia

Na criação duma estratégia sustentável a longo prazo é necessário analisar o seu desempenho nas Redes Sociais.

Ou seja, deve sempre saber qual o impacto das suas publicações nas diferentes redes sociais. Assim será mais fácil saber o género de publicação que causaram mais impacto, utilizando-as como modelo a seguir.

Segue um breve resumo dos princípios básicos que deve incluir em sua checklist de análise:

  • Alcance
  • Impressões
  • Interações
  • Visitas ao perfil
  • Visualizações de stories
  • Cliques no site/CTA
  • Taxa de Engagement

Lembre-se que cada rede social possui a sua particularidade e todas contam com uma área de estatísticas, então é fácil encontrar as informações para analisar o desempenho das campanhas.

criar uma estratégia de redes sociais

 

Fazer uma análise das suas redes sociais ajuda a determinar todos os erros cometidos. 

Isso é importante porque o ajudará a perceber o que não fazer. Após definir o seu público alvo e perceber quais são as suas preferências, terá maior sucesso nas suas redes sociais, já que pode otimizar todas as publicações em conformidade com os interesses dos seus seguidores.

 

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