Remarketing

FACEBOOK ADS PARA E-COMMERCE​

Dicas para vender mais com o facebook e instagram para o seu e-commerce.

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Os sites estão constantemente a mudar os seus algoritmos para personalizar o que os utilizadores vêem nos seus feeds. Enquanto empresa, a hipótese do seu público-alvo ver o seu conteúdo orgânico nas redes sociais é hoje menor que nunca. Começa a ser essencial pagar para se ser visto! Portanto, se quer usar o Facebook para impulsionar as suas vendas de e-commerce, deve considerar os anúncios do Facebook. 

Isso significa que terá de pagar por anúncios. Mas convém que invista o seu dinheiro em anúncios que lhe trarão conversões! Os anúncios do Facebook são bons não apenas para obter tráfego direcionado para o seu site mas também para direcionar os seus potenciais clientes nas várias fases do processo de compra. 

Aqui estão algumas dicas essenciais e simples que poderá implementar para impulsionar as suas vendas: 

 facebook ads para e-commerce

 

1 | Utilize imagens incríveis nos seus anúncios

Certifique-se de usar sempre imagens de alta qualidade nos seus anúncios. 

Deve escolher imagens que preencham os seguintes requisitos: 

  •  As fotos devem ser vibrantes, cheias de cores e visualmente atraentes.
  • Evite imagens com as mesmas cores do Facebook (azul e branco) porque se podem fundir com o design das páginas.
  • Tente incorporar imagens de pessoas felizes. Será ainda melhor se elas estiverem a mostrar ou utilizar o seu produto.
  • Normalmente, fotos de mulheres têm melhor desempenho do que fotos de homens.
  • Certifique-se de escolher uma imagem do tamanho certo para o tipo de anúncio que selecionou.

Lembre-se de que as pessoas tendem a navegar pelo feed do Facebook rapidamente. Por isso precisa duma imagem que se destaque no meio de todas as outras. O Facebook permite que coloque texto nas suas imagens de anúncios. No entanto o texto não pode ocupar mais de 20% da área total. 

Outra dica: mostrar imagens de pessoas felizes nos seus anúncios pode ajudar a criar uma ligação emocional, o que aumenta a probabilidade de que cliquem nos seus anúncios. Tente usar imagens reais ou com pessoas reais (se forem “atraentes” será ainda melhor) já que tendem a obter mais cliques. 

 

2 | Utilize o campo dos interesses para atingir os seus seguidores

As pessoas normalmente utilizam o Facebook para socializar e não para fazer compras. Isso significa que é importante colocar o seu produto em frente ao seu público-alvo, para que possa obter resultados. 

Se estiver a atingir o público errado (o público que é apenas moderadamente receptivo ao seu produto) será muito mais difícil gerar conversões de forma consistente. 

Se estiver a vender um produto de nicho, experimente o campo de “Interesses” no facebook, já que é crucial para conseguir obter bons resultados. Depois de inserir um interesse, verá categorias e páginas relevantes para esse público. Se escolher um interesse muito amplo, as categorias e páginas que aparecem não serão vinculadas ao seu público-alvo. 

Ao combinar vários interesses específicos, será capaz de criar um público de fãs muito fieis. Certifique-se de que está a ser o mais específico possível. É tentador tentar atingir um público mais amplo, mas não funciona. Se tentar agradar a todos, não agradará a ninguém. O alcance no Facebook é gigantesco portanto não se preocupe de limitar o máximo que puder. Reduzir o seu público-alvo, aumentará as suas hipóteses de conversões. 

 

3 | Crie um público personalizado para quem já visitou a página do seu produto

Poucas pessoas comprarão o seu produto na primeira vez que acederem ao seu site. Os dados sugerem que 98% dos visitantes do seu site não compram durante a primeira visita. Mesmo se criar um anúncio do Facebook altamente persuasivo e atingir o público perfeito, pode haver um milhão de razões pelas quais as pessoas não compram na primeira visita. O que não faz mal, tendo em conta que quando alguém visita a página do seu produto, fica a saber que essa pessoa tem algum interesse no seu produto. 

Criar um público personalizado apenas para pessoas que visitaram a página do seu produto pode ajudar a transformar esses visitantes em compradores. Ao criar esse público personalizado, exclua pessoas que já são clientes. O seu público alvo serão apenas as pessoas que viram o seu produto, mas que ainda não fizeram a compra. Em seguida, poderá fazer um anúncio personalizado, direcionado apenas a essas pessoas. Se no anúncio oferecer um pequeno desconto por um tempo limitado, será ainda melhor, já que esse incentivo poderá alavancar significativamente as taxas de conversão. 

 

4 | Abandono do carrinho

Para elevar a sua estratégia, poderá também personalizar o público que para além de visitar a página do seu produto adiciona-o ao carrinho, acabando por abandona-lo antes de concluir a compra. Mas porque é que se deve preocupar com o público que abandonou os produtos do seu carrinho? Quase 70% dos visitantes que chegam a adicionar um produto ao carrinho, abandonam-no antes de finalizar a compra. 

Essa é uma grande percentagem de possíveis vendas! 

Essas pessoas estavam a pensar comprar o seu produto. As pessoas que abandonam os seus carrinhos podem precisar apenas de um pequeno incentivo para concluir o pedido. Pode criar um pequeno anúncio a perguntar se eles se esqueceram de comprar o seu produto. Certifique-se de projetar o anúncio para incluir uma imagem do produto e vinculá-lo ao produto para que eles possam concluir o pedido facilmente. 

Lembre-se de que alguém que abandonou o carrinho ontem será mais fácil de converter do que alguém que abandonou o carrinho há semanas. Se pretende atingir pessoas que abandonaram o carrinho há mais tempo, vai precisar de oferecer descontos maiores para atraí-los novamente. 

 

5 | Faça um upsell para os seus clientes actuais

Upsell é o nome que se dá à estratégia de vendas que tem como função melhorar a experiência do comprador aumentando as vendas das empresas. 

Muitas empresas segmentam os seus e-mails para tentar vender produtos adicionais aos seus clientes. Mas sabia que o mesmo princípio funciona para a publicidade no Facebook? O upsell é uma forma fácil de aumentar as suas vendas, atingindo pessoas que já sabe que têm interesse no seu produto. 

É mais provável é que alguém que já comprou algum produto ou serviço seu, confie em si e na sua marca. 

Por isso, esta é uma venda mais fácil do que uma venda a um novo cliente. Já que 65% dos lucros em vendas duma empresa advêm de clientes já existentes. Desta forma poderá aumentar as vendas e obter um ótimo retorno sobre os gastos com publicidade, ao fazer anúncios de upsell. 

 

6 | Construir programas de referência (utilizar a estratégia de Referral Marketing) 

Referral marketing é o nome dado à estratégia que transforma cada consumidor feliz, num vendedor não oficial. Por isso, os anúncios do Facebook podem incentivar os clientes a fazerem compras recorrentemente, mas também podem incentivar os clientes a converterem os seus amigos em clientes. 

Para isso basta utilizar anúncios do Facebook para promover programas de referência. 

Pode oferecer aos seus clientes existentes um desconto em troca de uma referência ou uma análise ao seu produto. As análises de vídeo funcionam muito bem. É por isso que os anúncios do Facebook são uma excelente forma de transformar clientes em defensores da marca. 

 

| Promova o seu conteúdo

Quando bem feito, o marketing de conteúdo e os anúncios do Facebook podem ser uma combinação poderosa. Deve criar conteúdo para cada estágio da fase de vendas. Em seguida, pode promovê-lo para o público certo (tendo em conta a fase em que cada um se encontra) utilizando os anúncios do Facebook. 

Deverá ter sempre conteúdo diferente, direcionando correctamente as pessoas de cada fase. Tentar direcionar conteúdo diferente para clientes diferentes é muito mais fácil com os anúncios do Facebook. O uso desses anúncios também pode ajudar a garantir que, à medida que as pessoas percorrem as várias fases de compra, a sua mensagem vá mudando para incentivá-las a chegar ao estágio final. Lembre-se de que quanto mais uma pessoa interagir com a sua marca, maior será a possibilidade dela converter. 

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| Crie e atinja um público semelhante

Se já tem uma lista de clientes de pelo menos várias centenas de pessoas, pode construir um público semelhante no Facebook. Isto é, portanto, um grupo de pessoas que se parecem com os seus compradores actuais ou anteriores. Quanto maior e mais detalhada for a sua lista de clientes, melhor. Se já tem clientes recorrentes e defensores da sua marca, certifique-se de incluí-los na lista que usa para construir o seu público semelhante. 

Por que é que um público semelhante é tão importante? Esse público é um grupo de pessoas que o Facebook acredita ser semelhante aos seus clientes. Isso significa que há boas hipóteses de que também eles gostem da sua marca e do seu produto. 

Se o seu conteúdo foi bem-sucedido com os seus clientes, provavelmente funcionará também com o seu público semelhante. Saber disso permite que possa personalizar o seu conteúdo para eles. Considerando que personalizar as suas campanhas leva a um aumento de 89% nas taxas de conversão nas redes sociais, deverá fazê-lo sempre. 

 

| Organize um concurso

Concursos no Facebook são uma óptima forma de impulsionar as vendas, já que as pessoas adoram ganhar coisas. 

Colocar um determinado montante em dinheiro no prémio, pode impulsionar as pessoas. 

Provavelmente sairá sempre a ganhar, mesmo que as pessoas participarem e não ganharem o concurso, a imagem pode ter sido suficiente para as impulsionar a querer o seu produto. 

Certifique-se apenas de seguir as regras dos concursos no Facebook para não ser banido pela plataforma 

 

10 | Crie uma oferta

As ofertas são outra oportunidade para aumentar as suas vendas utilizando o Facebook. Embora não sejam gratuitos, continuam a ser uma boa forma de oferecer um desconto ou incentivo por tempo limitado, aos seus seguidores e clientes. As ofertas são importantes porque as pessoas precisarão de aceder ao seu site de venda online para poder reclamá-lo. E se o seu público visitar o seu site, as probabilidades de comprarem os seus produtos são maiores. Poderá fazer uma oferta diretamente a partir do editor da sua página (onde normalmente publica atualizações de status) 

Clique em “Oferta, Evento +” depois clique em “Oferta”. Irá abrir uma janela com várias opções. No lado esquerdo estará uma simulação da sua oferta. As opções de configuração estão à direita. Basta adicionar o título desejado, escolher uma foto cativante e decidir as datas de início e fim. 

Certifique-se de que a sua oferta inclui todos os Termos e Condições. Em seguida, clique em “Criar oferta” e já está! 

O único problema é que vai precisar de escolher promover a oferta para poder selecionar um público-alvo. De outra forma, a oferta será apenas publicada no seu feed. 

 

11 | Ofereça descontos ou cupões diretamente aos seus seguidores do Facebook 

O Facebook tem uma aplicação que poderá usar para oferecer cupões de desconto. Esta aplicação dá-lhe a possiblidade de oferecer aos seus seguidores no Facebook, um desconto exclusivo. Pode ser uma percentagem de desconto ou até mesmo um produto grátis. 

Existem vários benefícios em utilizar esta técnica: 

  • Como em qualquer venda promocional, pode ajudar a impulsionar o tráfego e as conversões. 
  • Uma oferta exclusiva apenas para fãs do Facebook, incentiva mais pessoas a seguirem a sua página (criando mais leads). 
  • A natureza exclusiva também pode gerar fidelidade, pois recompensa as pessoas que o seguem no Facebook. 

 

12 | Crie uma galeria de produtos no Facebook 

Poderá usar o Facebook para mostrar os seus produtos diretamente ao seu público-alvo. Para fazer isso, basta criar uma galeria de produtos. Este tipo de galeria permite exibir fotos, preços e botões de compra para cada produto que deseja promover. Oferecer ao seu público a possibilidade de clicar no botão “comprar agora” sem nunca ter que sair do Facebook poderá ajudá-lo a obter compras por impulso. 

Se tiver uma loja Shopify, pode integrá-la facilmente à galeria de produtos do Facebook. 

 

13 | Utilize textos envolventes e cativantes nos seus anúncios 

O objectivo é envolver o seu público-alvo sempre que escrever alguma coisa. Num anúncio do Facebook, é ainda mais importante que capte a atenção dos seus clientes com as primeiras palavras. 

Há muita coisa a acontecer no Facebook, por isso, se não conseguir captar a atenção das pessoas imediatamente, eles continuarão a fazer scroll no feed de notícias. 

O seu copy e imagem devem contar uma história que desperte a atenção do seu cliente ideal. Uma forma de o fazer é adicionando emojis. As pessoas estão sempre a utilizar emojis como uma forma de evocar emoções enquanto escrevem. Mas não escreva uma coisa muito elaborada! Seja breve e direto ao ponto. 

 

14 | Use palavras que desencadeiam cliques 

Precisa de garantir que os seus anúncios tenham palavras e frases que chamem a atenção. Mas não use clickbaits. Certifique-se de que o seu título está relacionado ao seu conteúdo. Capte a atenção do seu público com palavras fortes e poderosas. Tente incorporar sentido de urgência pois somos altamente suscetíveis a isso. 

Se sabe que o seu potencial cliente está interessado no seu produto, deve direcioná-lo para uma compra. Use frases como: 

  • Por tempo limitado 
  • Apresse-se 
  • Compre Agora 
  • Não perca 
  • A oferta está a expirar 
  • Saldos 
  • Oferta apenas hoje 
  • Última oportunidade

 

15 | Crie anúncios no Facebook que incentivem inscrições por e-mail 

Pode utilizar o Facebook para atrair pessoas para as suas newsletters. Ofereça algo de valor ao seu público, utilizando um anúncio de geração de leads do Facebook que os motive a inscreverem-se na sua lista de e-mail. Quer se trate de uma avaliação gratuita, um produto gratuito ou uma aplicação grátis, o objetivo é obter o endereço de e-mail. 

Assim que as pessoas estiverem na sua lista e tiverem uma opinião positiva da sua marca, poderá enviar-lhes newsletters e promoções, o que aumenta as probabilidades de conversão. 

 

16 | Crie um carrossel

Toda a gente adora apresentações de slides! Anúncios que apresentam vários produtos são ideais para manter quem o visita, curioso. O Facebook oferece o anúncio “Formato Carrossel”, que permite exibir até 5 imagens e / ou vídeos com manchetes, links ou frases diretamente num único bloco de anúncios. 

 

17 | Crie anúncios em vídeo 

Pode criar um vídeo e colocá-lo no Facebook. Depois, pode usar os anúncios do Facebook para aumentar o alcance do seu vídeo. Muitas empresas não se podem dar ao luxo de criar vídeos de grande qualidade do zero. Por isso, se puder criar um vídeo acessível e promovê-lo no Facebook, terá uma vantagem sobre os concorrentes. 

Lembre-se de que a duração ideal dum vídeo no Facebook é entre quatro a quatro minutos e meio.

 

18 | Comece incluir vídeos em directo nos seus anúncios do Facebook 

Os vídeos em directo do Facebook são uma forma simples de gravar e partilhar vídeos em tempo real. O Facebook irá enviar um convite aos seus seguidores para assistirem ao seu vídeo. Isso significa que todas as pessoas que assistirem ao seu video podem gostar e partilhar enquanto ainda está a ser transmitido. 

Quando terminar de gravar, torna-se automaticamente num vídeo que ficará visivel no seu perfil do Facebook. 

Se tiver um canal no YouTube, também poderá fazer promoção cruzada, ao enviar os vídeos recém-criados para lá. 

 

19 | Incorpore um botão “call to action” 

As pessoas tendem a responder favoravelmente aos botões de Call To Action. O Facebook oferece frases diferentes que poderá incorporar num anúncio. Certifique-se de escolher um que seja relevante para a sua marca, produto ou campanha.

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O anúncio ideal varia de acordo com a empresa, o cliente e o objetivo do seu negócio. Se seguir estas dicas ajustadas ao seu negócio, poderá esperar um aumento de vendas. Lembre-se de que tem de ser flexível.

Experimente e veja o que melhor funciona para si e para a sua marca! 

Se precisar de uma ajuda extra, tem na Remarketing uma equipa de profissionais sempre dispostos e disponíveis! 

 
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