fbpx

Remarketing

Guia para Iniciantes: Construir uma Marca no Instagram

Confira ao longo deste artigo, as 5 formas de usar o Instagram para construir uma marca envolvente. Mostre a personalidade, a voz e a missão da sua marca o mais genuinamente possível.

baixar

Apesar do alcance impressionante do Instagram, muitas empresas ainda negligenciam o seu potencial de marketing, podendo perder altos níveis de envolvimento, reconhecimento da marca e até mesmo de lucro.

Considerando tudo o que sabemos sobre o Instagram em específico, não há limite para o que pode fazer nesta rede social. Mostre a personalidade, a voz e a missão da sua marca o mais genuinamente possível.

 

Confira as 5 formas de usar o Instagram para construir uma marca envolvente:

 

1.Use as Histórias de Instagram

Criar uma história atraente pode ser feito quando combina o estilo de edição com habilidades de marketing. Então, que tipo de conteúdo pode fazer com os Stories do seu Instagram?

Claro que depende sempre do seu público, mas aqui vão algumas ideias…

Jogos – Faça um template para jogos para chamar atenção das pessoas. Pode ser algo como “descreva algo sobre mim”, “esse ou aquele” ou “verdadeiro ou falso”. Isso vai fomentar a participação da audiência para criar envolvimento com seus posts, algo que vai ajudar a construir um relacionamento mais sólido com os seguidores.

Sugestões/Perguntas – Peça sugestões de conteúdo para posts sobre produtos, por exemplo. É uma ótima forma de os seus seguidores se sentirem importantes e que a sua opinião interessa.

Votos/Sondagens – Deixe que a sua audiência se envolva cada vez com a sua marca. Deixe-os dar uma opinião com a ferramenta de sondagem do Instagram.

 

2.Aumente os seus seguidores no Instagram com parcerias estratégicas

Para começar, crie uma lista de contas populares do Instagram que alcançam o seu público-alvo. Quando os encontrar, pode fazer uma parceria (paga ou não.)

Parceria não paga:

As parcerias não pagas funcionam na base da “partilha por partilha”. Ambos partilham os conteúdo um do outro e ambos incentivam os seus seguidores a seguir a outra conta. Desta forma, ambos têm acesso aos dois públicos.

Para começar, concentre-se em contas que tenham alcance e seguidores semelhantes aos seus. Os proprietários dessas contas serão mais recetivos a uma parceria de ações por ações, uma vez que ambos os lados terão os mesmos benefícios e ambos querem crescer. No entanto, se quiser ampliar o seu alcance para contas com grupos maiores de seguidores, pode pagar por isso.

Parceria paga:

Publicações pagas podem ser uma ótima forma de ganhar seguidores – e rapidamente. Com publicações pagas, o seu interesse está nos chamados de Influencers ou Criadores de Conteúdo, que são proprietários de contas com números muito mais altos e um alto nível de engagement (contas em que 2% a 3% dos seus seguidores “gostam” do seu conteúdo).

Certifique-se de pedir um “call to action” (frase) na qual o proprietário da conta pede realmente aos seus seguidores para realizem alguma ação. À medida que começa a ganhar os seus novos seguidores, pode começar a direcioná-los para o seu site, envolvendo-os com a marca e inscrevendo-os na sua lista de e-mail por exemplo.

Existem plataformas/agências destinadas a encontrar influencers para este tipo de parceria, tenha sempre em atenção quem escolhe, pois tem de ser alguém que siga os mesmos valores da sua marca/negócio. Caso contrário vai parecer falso e será dinheiro gasto em vão.

 

3.Construa a sua lista de email convertendo os seus seguidores em subscritores

O email marketing é crucial para um negócio. A sua lista de email é composta pelos seus clientes ou potenciais clientes. Estas são as pessoas que irão comprar os seus produtos e/ou serviços.

O Instagram é um importante impulsionador de subscritores de email e apesar de não permitir colocar links nas descrições de fotos, existe a biografia. Muitas empresas acham difícil fazer com que os seguidores cliquem nos links das suas biografias porque a tendência é sobrecarregar a bio com coisas que não têm interesse.

Quebre esse padrão e escreva a sua biografia como se fosse um tweet: curto, útil e cheio de intenções.

Use uma frase “call to action” muito específica com um URL memorável que leva os utilizadores a uma página exclusiva do seu site. De seguida, converta esses visitantes, garantindo que a página de destino é relevante o suficiente para que queiram ficar e fazer alguma ação.

Por exemplo, pode utilizar um URL que leve os seus seguidores a uma página de destino que oferece algo. Como um curso grátis, download de conteúdo exclusivo grátis, artigos de interesse, promoções, entre muitos outros.

Comece a direcionar os seguidores para a sua biografia incluindo frases nas suas descrições nas publicações. A legenda da sua foto leva à sua biografia, a sua biografia leva ao seu link, o seu link leva a uma grande oferta de valor.

 

4.Escolha imagens e texto de qualidade

Boas imagens:

Escolha imagens que contem uma história ou suscitem emoções. Uma imagem não basta ser apenas atraente e interessante mas necessita de provocar emoções ao público e, desta forma, aumenta o envolvimento dos seus seguidores com a mesma.

Publicar repetidamente os seus produtos nas suas redes sociais é como ser aquela pessoa que fala constantemente sobre si mesma, no entanto tenha cuidado com questões de direitos de autor. Se a imagem não for sua, solicite permissão para usá-la ou publique fotos sem atribuição obrigatória.

DICA REMARKETING: O ideal é publicar sempre conteúdo/imagens originais, desta forma vai aumentar o valor e criar uma relação de confiança com os seus seguidores.

Texto envolvente:

O texto pode variar de uma pergunta convincente a uma citação poderosa e motivacional. Crie imagens de texto e certifique-se de incluir a sua marca em todas as suas publicações.

Este pequeno passo para além de construir a consciência de marca para os seus seguidores do Instagram, contribui para que possa ser partilhada noutras plataformas, com todos os direitos que possuiu da mesma.

Depois de acertar o conteúdo do Instagram e de ter sistemas implementados que irão gerar seguidores e subscritores de email, é importante garantir que os seus seguidores se envolvam e criem um relacionamento com a sua marca para maximizar o seu alcance.

 

5.Promova uma comunidade de seguidores altamente envolvidos

O envolvimento surge de várias formas, incluindo seguidores que partilham o seu conteúdo, interagindo, marcando os seus amigos nos comentários e clicando na sua bio.

  • Publique quando os seus seguidores irão realmente o seu conteúdo.

Já publicou algo nas suas redes sociais que achava que faria um grande sucesso mas no final ninguém reagiu? Ninguém gostou da publicação, ninguém a partilhou com os amigos nem comentou?

Embora seja fácil presumir que calculou mal o potencial da publicação, provavelmente fê-lo na hora errada. Afinal, nas redes sociais quanto mais novo o conteúdo (com algumas exceções), mais alto ele estará nos feeds dos seus seguidores.

Para evitar que as suas publicações não tenham alcance, desenvolva um planeamento e analise quais os melhores horários para publicar.

Fazer uma publicação quando a maior parte dos seguidores está online irá garantir que o seu conteúdo funcione melhor.

  • Peça envolvimento

Muitas marcas começam contas no Instagram e ficam frustradas quando as pessoas não interagem com as suas fotos.

Parece tão óbvio e simples, mas às vezes pedir que o seu público se envolva faz toda a diferença. Pode incluir a ação que deseja que os seus seguidores realizem como parte da própria imagem ou incluí-la na descrição da sua publicação.

Por exemplo, peça para “tocarem duas vezes” se gostarem da sua publicação.

 

Conclusão

Esperamos que tenha sido útil este guia-resumo de como pode iniciar a construção da sua marca no Instagram. Claro que existem muito mais pontos importantes e a terem sido em conta, mas primeiro necessita entender os mais básicos e os principais!

Mantenha-se atento às mudanças que possam ocorrer nas redes sociais, e assegure que tem uma estratégia delineada antes de começar. Estar um passo à frente dos seus concorrentes é fundamental!

Precisa de uma equipa especializada que o ajude a definir uma estratégia consoante os seus objetivos e budget?
Contacte-nos para mais informações, ou Peça o seu orçamento personalizado e deixe-nos ajudá-lo a ter sucesso com o marketing digital!
Share on facebook
Partilhar
Share on linkedin
Partilhar

Artigos Relacionados

criar uma estratégia de redes sociais
criação de conteudo

Como Criar uma Estratégia de Redes Sociais

É obrigatório criar uma estratégia para as suas redes sociais.
Só assim conseguirá tirar o maior partido possível do mundo virtual enquanto meio de negócio.