Remarketing

A Marca é tão importante como um bom Produto

A fomúla do sucesso passa por criar de um bom produto e uma marca forte

baixar

Quando está a construir uma empresa jovem, é fácil deixar-se levar por pensamentos focados essencialmente na criação do melhor produto ou serviço possível. Num mundo ideal, seria assim que teria sucesso no seu negócio.

O sonho é que a qualidade e força do seu produto seja suficiente para gerar vendas e impulsionar um crescimento explosivo. Mas, como vimos em inúmeros mercados, o produto que ganha não é necessariamente o melhor. O produto vencedor será sempre o que conseguir manter a conexão mais profunda com os seus clientes. À medida que a tecnologia avança e desenvolve, a competição continua a aumentar.

As empresas que farão a sua oferta parecer a mais relevante para as necessidades dos clientes, continuarão a dominar. E a única forma que as empresas têm de continuar a consegui-lo é através da sua marca.

Afinal, o que é uma Marca?

Toda a gente sabe o que é uma marca, certo? A marca é um logótipo e algumas cores. Talvez um tipo de letra chique também? Mas não é algo com que se precise de preocupar realmente, porque o seu produto é incrível, certo?

Bem, na verdade não, a sua marca é muito mais do que apenas um logótipo.

Seth Godin um dia esqueceu que: Uma marca é o conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, considerados em conjunto, são responsáveis pela decisão do consumidor de escolher um produto ou serviço em vez de outro.

Noutras palavras, a marca é o espaço da importância que uma empresa detém na cabeça de alguém. A marca é o que as pessoas pensam quando ouvem o nome ou veem um logótipo. Será afetado e determinado por experiências anteriores com a empresa, tal como o design do site, o apoio prestado ao cliente, a qualidade dum produto, entre muitas outras coisas.

Qualquer contacto com uma organização afeta a forma como os clientes veem a sua marca, seja ela mudando de opinião ou reforçando-a.

A marca é a razão pela qual as pessoas escolhem o produto A em vez do produto B, e não se importam de pagar o dobro ou o triplo, sendo que ambos têm exatamente as mesmas características.

Será que o produto A é melhor? Objetivamente, não: mas a presença da marca A é mais forte e relevante.

Num exemplo concreto: Volkswagen vs Audi. 

A Audi pertence ao grupo Volkswagen e ambas as marcas oferecem veículos conhecidos pela sua engenharia e confiabilidade de qualidade superior. No entanto a forma com que oferecem esses recursos é diferente. Por causa da marca Audi e das emoções que ela evoca, as pessoas estão preparadas para escolhê-la, mesmo que isso implique gastar mais. Uma marca é isso.

Ter uma marca claramente definida permite moldar a forma como a sua empresa é vista e o espaço que ela ocupa na cabeça das pessoas. Isso é importante não apenas para clientes e funcionários, mas também para investidores (se estiver à procura de financiamento).

Para os seus Clientes:

Os clientes preocupam-se com os seus próprios desejos e resultados muito mais do que com os detalhes mais subtis do seu serviço. O que eles querem saber é como é que o seu produto os ajudará a alcançar resultados. Raramente dão importância aos detalhes e ainda mais raramente valorizam o produto tanto quanto os seus criadores pensam que o irão ou deveriam fazer.

contruir uma marca

Até há pouco tempo, os fabricantes de telefones andavam numa corrida argumentista para incluir cada vez mais recursos e aplicativos. Sensores de frequência cardíaca, pedómetros, leitores de música… Tudo o que pudessem fazer e incluir, fariam, quer o cliente quisesse ou não.

Recentemente os fabricantes de telemóveis perceberam que o que realmente importa para os clientes é a experiência de usar o dispositivo e como isso lhes permite que façam o que realmente precisam.

Para conseguir criar uma ligação com os seus clientes, é preciso que desenvolva uma conexão emocional com as suas necessidades. Quanto mais emocionalmente envolvente for a sua proposta, mais as pessoas se vão importar.

Para a sua Equipa:

Conhecer o propósito geral duma empresa (para além do lucro) é a chave para impulsionar e definir a cultura dum negócio em crescimento, dando à sua equipa um motivo para aparecer na segunda-feira de manhã (para além do vencimento no final do mês).

Será que se o seu CEO e o seu programador de back-end fossem questionados sobre por que razão a sua empresa existe, seriam capazes de responder de forma concisa? E será que ambos dariam a mesma resposta? Talvez seja importante reservar um tempo para definir o que a organização realmente representa, para garantir que todos estejam a puxar na mesma direção.

contruir uma marca

Afinal, se a sua equipa, que representa a sua marca não acredita nela, como é que os seus clientes o irão fazer?

Para os Investidores:

Se está à procura de financiamento para acelerar o crescimento da sua empresa, ser capaz de articular em termos simples por que é que a sua startup é importante para o seu mercado-alvo é essencial para garantir o financiamento. Para ter sucesso, precisa de contar a história da sua marca de forma clara e atraente para que os investidores se sintam impelidos a investir.

Articular a história da sua marca por meio de design visual profissional e texto confiável também proporcionará um maior conforto e confiança aos seus.

Para si:

Definir a marca da sua empresa ajudará a orientar o seu crescimento e consequentemente no desenvolvimento do seu produto; na cultura da sua empresa; nas suas conversas de marketing e vendas e, mais importante, no comportamento da sua empresa.

Afinal, se não tem uma ideia definida do que torna o seu negócio especial e único, não pode esperar que alguém tenha.

Em comparação com os outros custos associados ao início e ao crescimento duma empresa, investir numa estratégia de marca atraente que realmente envolva os seus clientes e funcionários, pode ser a maneira mais eficiente de desenvolver o seu negócio e aumentar o seu património.

Construir e desenvolver a sua marca está na base do sucesso da sua empresa!
💡Precisa de uma equipa especializada para o ajudar?
📲 Contacte-nos para mais informações, ou Peça o seu orçamento personalizado e deixe-nos ajudá-lo a ter sucesso com o marketing digital!
Share on facebook
Partilhar
Share on linkedin
Partilhar

Artigos Relacionados

marketing imobiliário vantagens e dicas
artigos

As vantagens do Marketing Imobiliário

É obrigatório criar uma estratégia para as suas redes sociais.
Só assim conseguirá tirar o maior partido possível do mundo virtual enquanto meio de negócio.

dicas_facebook_ads_e-commerce_vender_mais
call to action

Facebook ads para E-Commerce

É obrigatório criar uma estratégia para as suas redes sociais.
Só assim conseguirá tirar o maior partido possível do mundo virtual enquanto meio de negócio.