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Para muitos o email marketing é uma estratégia morta e enterrada que apenas pertence ao passado. Não se deixe levar pelas ideias desses “gurus do marketing”. O email marketing continua a ser uma das estratégias mais efetivas no que toca à retenção de clientes e aumento das conversões.
Contrariamente a outras a outras estratégias de marketing digital, no email marketing a comunicação é feita de marca para o cliente, singularizando o cliente. É nesta comunicação direta que está o poder do email marketing. A partir do momento que o cliente lhe cede o seu email tem a certeza do seu interesse, o que torna a sua probabilidade de conversão muito superior a qualquer outra estratégia de marketing digital.
Tendo em conta que cerca de 90% das pessoas que utilizam o email, verificam a caixa de entrada algumas vezes ao dia, a probabilidade de o utilizador ver o seu email e interagir com ele é elevada.
No artigo de hoje vamos ensinar-lhe as componentes mais importantes do email marketing de forma a otimizar as suas campanhas e aumentar a sua taxa de conversão!
Email marketing consiste em comunicar de forma direta com os seus utilizadores. Seja por via de plataformas de emails automáticos ou plataformas de email marketing.
Estas plataformas encontram-se disponibilizadas na internet para o envio de emails em pequena ou larga escala de forma legal.
Normalmente o email marketing é utilizado com os seguintes objetivos:
São várias as razões para utilizar esta ferramenta, como já mencionado anteriormente, a comunicação direta é a maior vantagem. Falar diretamente com alguém que tem interesse no seu produto, é um grande passo para uma conversão. Porém existem outras razões bastante válidas para utilizar o email marketing, que lhe irão trazer inúmeros benefícios ao seu negócio.
Ao contrário do que se pensa, o email marketing não serve apenas para vender um produto ou serviço. Aliás, uma estratégia de email marketing eficaz deve tentar o mínimo possível fazer venda direta. Quando envia emails deve ter como objetivo principal educar a sua audiência. Essa “educação” é essencial para os clientes entenderem o quão importante é o seu conteúdo e o porquê de precisarem dele.
Tendo em conta que boa parte da sua lista de emails são leads, torna mais fácil convertê-los em clientes. Educá-los é uma das formas de realizar essa conversão!
Se escreve artigos regularmente, a newsletter é uma das melhores formas de comunicar e promover artigos à sua audiência. Para além disso, se alguém subscreve e se disponibiliza a receber os seus emails, só faz sentido que lhe envie os seus artigos.
O alcance orgânico torna-se cada vez mais um objetivo difícil de alcançar. Em todas as redes sociais tem diminuído fazendo com que as empresas invistam em alcance pago. Essas mesmas empresas não utilizam email marketing.
Email marketing é a estratégia que mais alcance orgânico gera! Com ela o foco é singular e por isso pode ter a certeza que os seus emails serão recebidos. Para além de recebidos existe ainda uma forte probabilidade de serem lidos.
Graças à evolução dos softwares de email marketing comunicar por email tornou-se mais simples e cómodo. Nos dias de hoje através de um software de envio é possível programar o envio de todos os emails que pretende enviar.
Exemplos de emails automáticos:
Plataformas de email automático:
Apesar de não estar diretamente exposto, o objetivo do email marketing, assim como o de outras estratégias, passa sempre por aumentar as conversões. O aumento das conversões acaba por ser um resultado da fusão de todas as dicas anteriores. Todas as dicas já mencionadas são uma forma eficaz de trabalhar os leads com vista a disparar as suas conversões.
Logicamente que uma estratégia de email marketing também promove serviços ou produtos ao seu público. Mas o que diferencia uma boa de uma má estratégia de email marketing é a frequência da abordagem comercial. O ideal é fazer abordagens comerciais algum tempo depois do seu cliente ter subscrito a sua newsletter, assim tem tempo para trabalhar o cliente e não corre o risco de ele cancelar a subscrição.
Agora que já entende que o email marketing é uma estratégia valiosa para o seu negócio está na altura de otimizar os seus emails.
Um bom email marketing tem obrigatoriamente de conter links e/ou um CTA. Não é suposto o utilizador adivinhar o que fazer, a menos que o objetivo do seu email não seja informar o seu público. CTA’s devem estar presentes e destacados.
Este email contém em si dois bons exemplos de CTA’s. Apesar de ser um email promocional, os CTA’s estão corretamente colocados e destacados. Cada um com a sua mensagem, mas com apenas uma finalidade, a conversão. Apesar de não existir a necessidade de colocar dois CTA´s no seu email, se funcionar com a sua estratégia não excite em fazê-lo.
Fazer testes é algo essencial para tirar o maior proveito da sua estratégia de email marketing. Nestes pode e deve mudar designs, CTA, headlines, tipo de linguagem, imagens, entre outros. Conforme o feedback que receber da sua audiência você implementa a estratégia que teve mais sucesso.
Um grande positivo é que maioria das plataformas de email marketing que lhe permitem realizar testes A/B, então não existe razão para não o fazer!
Títulos são a base de qualquer email, quanto mais qualidade tiver o seu título mais pessoas vão abrir o seu email.
Parece uma tarefa fácil escrever um título, não é?
Era bom que fosse assim tão fácil, na realidade escrever o título é uma tarefa quase tão complexa como escrever o conteúdo do email. Quando se escreve um título tem de se ter em conta fatores como a sua relação com o conteúdo, a sua objetividade, a curiosidade que pode criar num utilizador, etc.
Quanto mais valor o cliente receber mais eficiente será a sua estratégia de email marketing, então utilize a personalização a seu favor. Para isto precisa apenas de ter no email o primeiro nome da pessoa, geralmente não é difícil de obter já que são os requisitos mínimos de inscrição nas newsletters.
Algo como “Olá Francisca…” fará o utilizador sentir que aquele email foi escrito apenas para ele, colocando-o de imediato mais confortável com a marca.
Com uma taxa de 70% dos emails enviados a serem lidos em smartphones ou tablets, se não tiver os seus emails responsivos está a perder. Foque-se mais na otimização para mobile do que para Desktop, vai ser o motor das suas campanhas de email marketing.
O que deve prestar atenção quando está a otimizar para mobile:
Certifique-se que quando está a otimizar para mobile as imagens não ocupam a maioria do ecrã ou não estão distorcidas, problemas como estes tornam a sua página impossível de ler e têm capacidade de arruinar o seu email marketing.
Mobile e textos gigantes não combinam em nada. Quanto mais objetivo, simplificado e pequeno for o seu email maior será a aderência da sua audiência.
Quer em mobile quer em Desktop, o posicionamento do CTA é sempre um aspeto a ter em conta. O ideal é colocar o CTA depois do conteúdo, a fórmula é básica. Primeiro necessita de dar à sua audiência o que ela quer (conteúdo) e só depois incentiva a obter os seus produtos ou serviços (CTA).
Quer elevar o seu email marketing? Desprenda-se do tradicional e comesse a inovar!
Emojis, vídeos, tudo o que possa chamar a atenção e melhorar a qualidade do seu e-mail marketing deve ser tido em consideração. Está mais que provado que vídeo é um dos meios de comunicação mais efetivos do mercado. Incorporar um vídeo na sua newsletter é uma maneira fácil de garantir que a sua audiência capta a sua mensagem com mais facilidade. Tome especial atenção à duração e objetividade do seu vídeo, deve ser de curta duração e bastante objetivo, caso contrário perde o efeito.
Como evitar o spam?
Este é o problema número 1 de toda a gente que faz email marketing! Um email só tem efeito quando cai diretamente na caixa de entrada dos utilizadores, em qualquer outro lado muito provavelmente não vai ser lido.
“Como me posso certificar que o email não cai no spam?”
Para evitar quem um email caia em Spam, existem alguns princípios que devem ser seguidos:
Conclusão
Com os conhecimentos que acabou de adquirir acreditamos que esteja preparado para começar a ter sucesso no email marketing. Não se esqueça de ir sempre de encontro ao interesse do consumidor, uma fusão dos seus interesses em junção com os do cliente irá garantir-lhe resultados de alta qualidade!
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