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5 Razões para a sua Empresa estar no YouTube

Saiba como usar o Youtube como ferramenta de negócio e alie o marketing digital na comunicação com os clientes.

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Se uma imagem vale mais do que mil palavras, então quantas palavras valerão um vídeo? Um milhão?

O investigador Dr. James McQuivey, estima que um minuto de vídeo equivale a 1,8 milhão de palavras. Independentemente do número de palavras ditas durante um vídeo, sabemos que o vídeo capta a emoção de uma forma que nenhum conjunto de palavras conseguem.

O vídeo capta mais períodos de atenção com um grau adicional de personalização e torna as ideias complexas mais fáceis de explicar. Por isso o vídeo é uma ferramenta de marketing ideal, mas, surpreendentemente, nem todos os profissionais de marketing adotaram o poder dos canais de vídeo e distribuição como o YouTube.

Aqui estão 5 razões pelas quais deve promover a sua empresa com vídeo e incluir o YouTube no seu mix de canais de marketing.

youtube marketing

 

1.Alcance: o seu público-alvo está no YouTube

O Youtube é o segundo motor de busca mais popular do mundo, com uns impressionantes 2 mil milhões de utilizadores.

O Google, sendo o número um, é o proprietário do YouTube. Portanto, não é nenhuma surpresa que as práticas recomendadas de SEO para o Google sejam as mesmas para o YouTube.

Os profissionais de marketing devem ter em consideração o seu público-alvo e onde esse público passa grande parte do seu tempo online. Quase 5 mil milhões de vídeos são visualizados todos os dias, o que representa cerca de um terço de toda a atividade online.

Nem é preciso dizer que o YouTube deve estar definitivamente no seu radar. No entanto, dada a grande quantidade de outros vídeos publicados – 300 horas de vídeos enviados a cada minuto – é fácil perder-se na multidão. Para garantir que os seus vídeos do YouTube sejam vistos pelo seu público-alvo, certifique-se de utilizar as melhores práticas de palavras-chave com uma estratégia e um propósito em mente. A regra número um a seguir? Não crie conteúdo com o objetivo de criar conteúdo.

 

2.Intenção: os seus clientes querem encontrá-lo no YouTube

Ao contrário de outros canais de redes sociais em que os utilizadores passam subconscientemente pelo conteúdo, no YouTube o utilizador tem um objetivo em mente. Esse objetivo pode ser encontrar uma solução para um problema (“como pintar um móvel de cozinha”), melhorar uma habilidade como (“5 dicas para editar vídeos como um profissional”) ou entretenimento (“a última música dos The Cure”).

A vantagem que pode ter ao ter um profissional de marketing a trabalhar consigo é a capacidade de se colocar no lugar do seu público-alvo. Facilite a vida ao seu público e ajude-o a encontrar a sua marca mais rapidamente, pensando nas perguntas que os seus clientes poderão estar a fazer e abordando-as no título e na descrição dos seus vídeos.

 

3.Envolvimento: as pessoas preferem assistir a vídeos do que ler

Estima-se que em 2022, os vídeos online representarão mais de 82% de todo o tráfego da Internet do consumidor – 15 vezes mais do que em 2017.

Um dos grandes motivos para esse facto é que as pessoas preferem assistir a um vídeo do que ler um artigo. Na verdade, 59% dos executivos optam por vídeo em vez de texto. O motivo?

Os vídeos tornam as coisas mais fáceis de compreender. Os espectadores retêm 95% duma mensagem quando assistem a um vídeo, em comparação com 10% quando o leem em texto. Isso explica a abundância de vídeos e guias de “como fazer” projetados para ensinar aos espectadores que proliferam no YouTube.

72% dos clientes preferem conhecer um produto ou serviço através dum vídeo do que alternativas como texto ou infografias. E como o vídeo é tão eficaz, acaba geralmente por ser partilhado pela pessoa que o assistiu. Na verdade, os vídeos geram 1200% mais partilhas do que imagens e texto combinados.

Um benefício adicional de publicar conteúdo de vídeo no YouTube é a sua distribuição. O YouTube não é o destino final do seu conteúdo; é apenas o começo.

O YouTube torna extremamente fácil partilhar o seu conteúdo com outras pessoas através de outros canais como o Facebook, Twitter, LinkedIn, e-mail e outros sites.

 

4.Conversão: o envolvimento do YouTube irá ajudá-lo a conquistar novos clientes

O aumento do tráfego, do envolvimento e das partilhas estimulados pelo YouTube, acabam por levar à conversão – e as estatísticas mostram isso.

De acordo com o Brightcove, 76% dos utilizadores são mais propensos a comprar um produto online depois de assistir a um vídeo.

No geral, os profissionais de marketing que usam o vídeo, aumentam a receita 49% mais rápido do que os utilizadores que não usam vídeo.

O algoritmo do YouTube foi desenvolvido para ajudar os utilizadores a encontrar o vídeo certo para responder às suas perguntas e mantê-los envolvidos e a continuar a assistir aos vídeos.

Melhor ainda, o YouTube oferece suporte aos criadores de conteúdo , fornecendo ferramentas como listas de reprodução, cartões e telas finais para manter os utilizadores envolvidos com os seus vídeos. Isso incentiva os espectadores dos seus vídeos no YouTube a tornarem-se seus subscritores de e-mail, leads, clientes e, por finalmente, defensores da sua marca.

 

5.Começar um canal no YouTube é mais fácil do que pensa

Uma pesquisa descobriu que 83% dos profissionais de marketing aumentariam a sua confiança no vídeo como estratégia se não fosse pelos obstáculos percebidos como tempo, recursos e orçamento.

Mas começar com o vídeo é provavelmente muito mais fácil do que pensa. Limitações de recursos e orçamento não devem ser uma desculpa. A maioria dos profissionais de marketing anda com uma câmara de telemóvel de qualidade no bolso e pode começar a editar o seu conteúdo com um software de criação de vídeo gratuitamente!

Dada a quantidade de tempo que as pessoas passam a assistir vídeos – que também representam as maiores taxas de conversão e envolvimento – arranjar tempo para iniciar um canal no YouTube deve ser a uma das prioridades da sua empresa.

Pode usar o YouTube para responder às perguntas dos clientes, promover mensagens de marca, retratar a vida no escritório e muito mais. O alcance, a oportunidade de envolvimento e as conversões estão lá; é só uma questão de começar.

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Sugerimos-lhe ainda o Creator Academy – aqui tem acesso a inúmeros artigos e vídeos que certamente o vão ajudar a começar!

Agora que já leu este artigo, esperamos que tenha ficado convencido e que possa tirar partido do Youtube, levando a sua empresa a chegar a mais pessoas!

 

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