Como vender pelo WhatsApp: 9 Dicas para pequenos negócios

Confira as nossas 9 dicas para pequenos negócios sobre como vender pelo WhatsApp, aumentar as suas vendas e criar relações com os seus clientes.

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Sabemos que a situação atual continua a ser desafiante para os pequenos negócios. Para enfrentar a nova realidade é necessário ter uma MAIOR ATENÇÃO à sua presença online e à forma como comunica com os seus clientes!

O WhatsApp é uma ferramenta que o permite comunicar e vender de forma mais fácil e prática com o seu público.

Como vender pelo WhatsApp?

Como vai ver a seguir, usar o WhatsApp para negócios (WhatsApp Business) não é só uma forma de aumentar as vendas e interagir com o público. É também uma ferramenta para atrair novos clientes!

Funciona até mesmo caso queira abrir uma empresa e esteja em dúvida se a ideia é mesmo válida ou não. Afinal, a app facilita os contactos e até mesmo o estudo de mercado!

Mas como tudo requer a escolha da estratégia certa, veja algumas dicas que o vão ajudar a saber como vender pelo WhatsApp todos os dias, mesmo que tenha um pequeno negócio!

 

9 Dicas de como Vender pelo WhatsApp para Pequenos Negócios

 

1.Utilize listas de transmissão e não grupos

Com o uso de listas de transmissão, é possível mandar uma única mensagem para até 256 contactos diferentes.

Em termos de interação, dá a sensação de conversa de um para um e não aquele incómodo que é costume em grupos de WhatsApp. Contudo, é importante ter bom senso para não forçar o cliente nas listas de transmissão.

Lembre-se de que as vendas precisam de acontecer naturalmente e sem que “obrigue” a pessoa a comprar os seus produtos ou serviços.

Dica extra: crie mais do que uma lista de transmissão de acordo com o seu funil de vendas.

 

2.Ofereça conteúdo relevante

Com a lista de transmissão criada, uma boa dica é oferecer conteúdo de valor aos potenciais e clientes para começar a criar um relacionamento.

Seja ele áudio, texto, vídeo ou até mesmo um resumo dos últimos posts do seu blog, por exemplo. Claro que irá sempre depender do seu tipo de negócio, mas coloco-se na pele do seu público e pense em conteúdo relevante para lhe oferecer.

Conteúdo relevante é aquele que gera interesse ao seu público!

Assim sendo, procure oferecer sempre o que ele quer receber. E não deixe de pedir feedback, de forma a entender o que pode ser melhorado.

No entanto, as coisas não saíram como planeado e o cliente pediu para sair da lista? Então certifique-se que o remove corretamente e que o avisa dessa remoção.

 

3.Utilize o WhatsApp Web

De forma a gerir melhor os seus contactos, pode usar o WhatsApp através do seu computador.

como vender com o whatsapp

Basta aceder ao Web WhatsApp e ler o QR Code do site no seu telemóvel e está pronto: agora tem acesso à sua conta no seu computador.

4.Partilhe o número da sua empresa do WhatsApp

Partilhe o número da sua empresa do WhatsApp, seja num cartão de visita, num papel escrito à mão ou através das suas redes sociais.

Quando é feito pessoalmente, experimente a pedir para que lhe enviem um “Olá”. A partir do momento em que o cliente tem a opção de adicionar o seu número ou não, a decisão fica nas mãos dele.

Certamente que este cliente, irá sentir mais confiança para interagir com o seu negócio – o que pode reduzir a taxa de insatisfação e também os bloqueios.

5. Utilize o WhatsApp para dar suporte aos seus clientes

Cada vez mais os clientes não têm disponibilidade ou vontade de ligar para uma empresa pois muitas das vezes, estas demoram imenso tempo para atenderem as suas chamadas. Ou simplesmente não atendem.

Desta forma, preferem ter um local onde possam enviar uma mensagem e serem rapidamente respondidos.

Aproveite as vantagens que esta App lhe dá: mensagens de voz, carregamento de fotos e documentos. Responda a todas as dúvidas dos seus clientes e resolva os seus problemas; demonstre agilidade, empatia e profissionalismo!

6. Organize a sua lista de clientes

Para evitar que perca um cliente, que não se lembra o nome ou o histórico no meio de tantos outros, renomeie os contactos de acordo com a fase de relacionamento em que este se encontra.

Assim, qualquer confusão ou problema que possa existir é reduzido. Pode até mesmo agrupar clientes para os quais vende com mais frequência, por exemplo.

Quanto melhor puder facilitar o seu trabalho e evitar deixar um cliente à espera de resposta, melhor! Rapidez é uma das chaves para o seu sucesso nas vendas pelo WhatsApp.

Dica Extra: Peça sempre autorização ao cliente para adicionar o seu contacto à sua lista. Pode, por exemplo, começar por lhe enviar uma primeira mensagem de boas-vindas, e no fim da mensagem dá-lhe a opção se pretende receber mais mensagens do seu negócio ou não.

Ao mesmo tempo que lhe apresenta o seu negócio, está a dar-lhe a opção de, sem qualquer problema, não ter de receber mais mensagens sobre o mesmo.

7. Crie um cronograma de mensagens

Pelo que já percebeu, vender pelo WhatsApp envolve ter que lidar com uma lista grande de clientes e/ou potenciais clientes. Mesmo para um pequeno negócio one não tenha muitos contactos, é essencial organizá-los da melhor forma.

Isto porque irá ter algum do seu público que acabou de descobrir a sua empresa, outros ouviram falar dela por recomendação e aqueles que já são clientes fidelizados/fiéis aos seu negócio.

Considerando que cada pessoa se encaixa numa determinada etapa do funil de vendas, a abordagem deve ser sempre personalizada.

Ou seja, o ideal seria não enviar a mesma mensagem para todos os contactos. Por isso é que é importante ter um cronograma de mensagens já planeado antecipadamente, pois vai ajudá-lo a entender em qual momento deve enviar um determinado conteúdo e para quem.

Pense neste cronograma como um planeamento para prever quando e como abordar cada cliente, conforme a fase/etapa em que vai avançando no funil de vendas.

8. Utilize um número comercial para demonstrar profissionalismo

Lembre-se de utilizar sempre um número comercial para falar com os seus clientes. Faça a conta no WhatsApp Business (app destinada essencialmente para os negócios via WhatsApp, que falámos inicialmente neste artigo) com esse mesmo número.

Com um número destinado apenas ao seu negócio (distinto do pessoal) não só o torna mais profissional, como também se torna mais fácil separar a sua vida pessoal da profissional e determinar horários comerciais específicos.

Ou seja, na App poderá determinar quais os horários em que está disponível para o atendimento ao público online, e informar que o número apenas serve para vender/promover o seu negócio via WhatsApp e não para receber chamadas.

9.Evite Spam

Spam não se limita a existir apenas quando se fala de e-mails, também pode existir spam pelo WhatsApp.

Agora que já sabe várias técnicas para conseguir vender mais pela App, mesmo tendo um pequeno negócio. Só falta mesmo alertá-lo e ter cuidado para não enviar spam. Ou seja, mensagens/conteúdos indesejados pelos clientes.

Utilize a App para comunicar informações relevantes, evite enviar mensagens que nada têm haver com o seu negócios ou os seus serviços/produtos.

 

Dica da Equipa Remarketing: Aproveite o WhatsApp Status

– É igual aos Stories que pode encontrar nas redes sociais como o Facebook, Instagram e LinkedIn, permite-lhe fazer publicações que duram apenas 24 horas. No WhatsApp chama-se Status.

– Este pode ser um espaço interessante para partilhar informações de destaque com a sua rede de contactos. Por exemplo, uma promoção ou oferta. Mas não se esqueça, estas publicações só vão estar disponíveis por 24 horas, depois disso desaparecem e mais ninguém consegue vê-las.

Conclusão

Reparou que dicas sobre como vender pelo WhatsApp não faltam certo? Além destas que lhe acabámos de mostrar, existem ainda muito mais. O que interessa é que escolha as práticas mais adequadas para o seu negócio e o momento em que se encontra.

Quando usado com atenção, cautela e eficácia, o WhatsApp pode-se tornar num grande aliado para a sua empresa!

Quanto mais estudar o seu público e se aprofundar sobre quais as suas preferências e necessidades, melhor poderá direcionar as suas vendas pelo app!

Precisa de ajuda de uma equipa especializada em diversas áreas de negócio? Não perca mais tempo!

Peça já o seu orçamento e deixe-nos ajudá-lo a ter sucesso através do WhatsApp! 
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