
Eleva a tua música ao próximo nível com uma agência de marketing musical
Agência de Marketing Musical entende o porque de utilizar uma
O Google deixou claro o seu objetivo em ser fornecer o melhor conteúdo disponível para o seu público. Mas tem enfatizado, principalmente nos últimos anos, que onde essa informação for encontrada deve receber a mesma atenção.
A experiência de página (page experience) corresponde à maioria das teorias de marketing modernas que identificam a experiência do consumidor como central para uma estratégia.
A experiência de página é um factor de classificação que reúne métricas focadas na capacidade de resposta, interatividade, segurança e velocidade dos sites.
O seu objetivo é garantir a satisfação dos utilizadores com as páginas da web, independentemente de seu conteúdo.
No entanto, não devemos confundir esse fator com a “landing page experience”. É uma métrica que o Google Ads utiliza para estimar a relevância das páginas em relação aos anúncios patrocinados criados para elas.
Com esta atualização, o Google reafirma o seu compromisso em melhorar a web para todos, evitando situações negativas como pop-ups irritantes ou cliques indesejados. Este novo factor está programado para ser introduzido este ano, 2021.
O Google também prometeu avisar com pelo menos 6 meses de antecedência da data específica em que a atualização entrará em vigor.
A atualização também traz mudanças no recurso notícias principais nos dispositivos móveis, que já não terão AMP como requisito de elegibilidade. Também haverá novidades para o pacote de ferramentas de Marketing Digital.
Os profissionais de SEO sabem que o campo reúne uma grande quantidade de informações oficiais, mas também está cheio de hipóteses e palpites.
Por questões estratégicas e de marketing, o Google não revela os detalhes do seu processo de classificação, o que obriga empresas e profissionais a testar as suas próprias teorias. Mas essas descobertas empalidecem em comparação com a velocidade das atualizações do mecanismo de pesquisa. Em 2018, por exemplo, o algoritmo do Google recebeu 3.234 atualizações.
Muitas mudanças podem fazer com que um site ganhe ou perca posições de classificação instantaneamente. No entanto, apesar da maioria das mudanças entrarem silenciosamente em vigor, algumas atualizações trazem tantas implicações que o Google é essencialmente obrigado a anunciá-las.
Esse é o caso do índice móvel e, mais recentemente, da experiência da página.
Com a explosão mundial de dispositivos móveis, a Internet assumiu um novo formato que os mecanismos de pesquisa precisam ter em mente. Os smartphones já são o principal meio de acesso à informação. Por isso, o Google considera muito importante que os sites estejam devidamente preparados para receber esse tipo de tráfego.
Como a versão mobile dos sites agora tem prioridade na indexação, a atenção está toda no mobile. Isso significa que se o seu site oferece uma boa experiência de desktop, o desafio é oferecer o mesmo desempenho em todos os outros formatos de ecrã.
Técnicas e boas práticas de UX (experiência do utilizador) dificilmente são novas para os informáticos. Mas sejamos honestos: a maioria dos sites não se importa em sacrificar esses elementos em detrimento do marketing.
Por exemplo, as janelas pop-up são um dos recursos mais odiados da história da internet. O seu criador, Ethan Zuckerman, chegou a pedir desculpa publicamente por as ter inventado.
Mas as frustrações que uma página pode causar são imensas:
Considerando isso, o argumento do Google é muito simples: de que adianta ter um conteúdo excecional se os seus utilizadores não podem apreciá-lo confortavelmente?
Nesse sentido, a equipa do mecanismo de pesquisa do Google esclarece que está empenhada em tornar a experiência na web mais agradável para o público.
Isso não significa que as ações de publicidade clássicas deixarão de existir, mas muitas delas certamente devem ser revistas.
No anúncio oficial, o Google deixou claro que procura priorizar os sites com as melhores informações gerais, mesmo que a experiência na página seja inferior.
No entanto, quando vários sites apresentam conteúdo de relevância semelhante, a experiência torna-se muito mais importante para a classificação.
Portanto, podemos fazer referência aos princípios criados por Peter Morville, da Semantic Studios (UX Honeycomb).
Segundo ele, uma página bem otimizada deve ser:
Essas são as práticas básicas que direcionam a experiência do utilizador, mas também se aplicam a otimizações de SEO. Embora sejam relativamente vagos, eles dão-nos uma ideia inicial do que o Google espera das novas páginas da web.
O factor de experiência da página é baseado na união do que é conhecido como Core Web Vitals. Que é um conjunto de métricas que reúne parâmetros relacionados à velocidade, interatividade, estabilidade visual e outros indicadores para estimar a capacidade que um site tem de fornecer uma boa experiência.
De acordo com o Google, Core Web Vitals são um conjunto de métricas do mundo real centradas no utilizador e que quantificam os principais aspetos dessa experiência.
Assim, o novo fator de classificação será uma combinação de várias variáveis.
As principais métricas são:
Com a compreensão dessas métricas, o Google estabelece os seguintes parâmetros para uma boa experiência na página:
A avaliação do mecanismo de busca também cobrirá as práticas de SEO como:
É importante ressaltar que, em relação aos intersticiais intrusivos, elementos essenciais, como alertas de cookies, verificadores de idade e até mesmo banners promocionais, não serão penalizados, desde que sejam utilizados de forma responsável – prejudicando o mínimo possível a experiência do utilizador.
Com esses novos requisitos, o Google pretende ajudar as pessoas a encontrar e aceder às informações que procuram, com maior facilidade. Isso também ajuda os profissionais de marketing a oferecer melhores experiências ao seu público.
Existem várias ferramentas que o podem ajudar a compreender que etapas devem ser seguidas para que o seu site possa beneficiar dessas atualizações.
Conheça as principais plataformas disponíveis para otimizar o seu site:
Quando se trata de Core Web Vitals, o PageSpeed Insights permite que analise o desempenho da página de acordo com as métricas de experiência da página principal.
Basta escrever uma URL e clicar em “Analisar” para gerar um relatório baseado em dados precisos que irão oferecer inúmeras sugestões sobre como melhorar o seu desempenho.
Na parte superior do relatório, uma pontuação entre 0 e 100 é atribuída à página com base em todos os parâmetros avaliados.
É altamente recomendável que um site tenha como objetivo obter uma pontuação elevada nas principais métricas adotadas pelo Google, mas o objetivo não é que as pontuações altas se tornem numa obsessão. Nem mesmo o Google obtém nota máxima no serviço.
A ferramenta trabalha com estimativas aproximadas e, como resultado, muitas variáveis não são incluídas nesta verificação, principalmente em nível estratégico. Isso significa que o PageSpeed Insights é muito útil, mas não deve ser usado isoladamente.
O Google Lighthouse é uma solução automatizada usada para aprimorar os aplicativos da web.
Este serviço – acessível por meio duma extensão do Chrome – simula várias situações e condições para avaliar o desempenho da página.
A semelhança dos painéis não é coincidência.
O PageSpeed Insights recolhe dados de laboratório do Lighthouse (testes realizados sob condições controladas) e combina-os com dados de campo (informações de desempenho real) fornecidos pelo Relatório de experiência do utilizador do Chrome.
No entanto, nos relatórios do Lighthouse, contamos com medições além do desempenho, pois todas as métricas são testadas através de simulações controladas.
Isso significa que, se deseja obter uma avaliação mais rica da integridade do trabalho de SEO, esta ferramenta pode oferecer novos insights.
Na secção “Enhancements” (Melhorias) do Google Search Console, pode encontrar dados sobre o Core Web Vitals no seu site e identificar os URLs com melhor desempenho e aqueles que precisam de melhorias.
Outro grande uso do GSC para otimização da experiência da página é relatar problemas de segurança. Desta forma, pode identificar possíveis falhas que podem comprometer a integridade do seu site.
Mobile-friendly é o termo usado pelo Google para definir sites que são otimizados por código para dispositivos móveis. Além de layouts responsivos que se adaptam a diferentes tamanhos de ecrã, a estrutura da página deve conter elementos que contribuam para a experiência do utilizador em smartphones, tablets, etc .
Para verificar a compatibilidade do seu site, o Google fornece o Teste de compatibilidade com dispositivos móveis, uma ferramenta que também identifica erros no carregamento e renderização. Desde a atualização Mobile-First, o Google dá prioridade às versões móveis ao indexar páginas de mecanismos de pesquisa. Assim, o seu site deve estar otimizado para esta nova realidade.
Crazy Egg
Crazy Egg é uma ferramenta de análise da web que faz uso de mapas de calor para avaliar o comportamento dos utilizadores.
A monitorização é realizada por scripts inseridos no corpo da página e pode analisar diversos fatores:
Esta ferramenta é muito interessante para testar elementos de design e analisar a experiência do utilizador em páginas da web.
É amplamente utilizado para aumentar as conversões nas páginas de destino, mas os seus relatórios são importantes para otimizar qualquer tipo de conteúdo.
Considerando o grande impacto que o Core Web Vitals terá no novo fator de classificação do Google, é fundamental tomar medidas para melhorá-los.
LCP é uma métrica que considera o que o utilizador vê ao abrir uma página na web. O seu site precisa de ter uma boa pontuação nesse parâmetro.
No entanto, tenha em atenção que o conteúdo com várias imagens de alta resolução (tutoriais, por exemplo) naturalmente terão pontuações mais baixas.
Se não for possível remover algumas imagens, pode fazer outros ajustes para melhorar o LCP, incluindo:
A relevância do FID varia de acordo com o tipo de conteúdo. Por exemplo, numa publicação de blog, a única interação esperada é “fazer scroll” ou “ampliar o texto”.
Por outro lado, as conversões por meio duma secção de login ou página de destino podem ser significativamente afetadas por essa métrica.
Em todos os casos, para beneficiar das interações nas suas páginas, pode:
Se os elementos da sua página forem reorganizados durante o carregamento, o utilizador precisará de reavaliar onde eles estão e ainda pode estar sujeito a cliques indesejados.
Na maioria dos casos, uma pontuação CLS baixa está relacionada com problemas de redimensionamento. Então:
Além do Core Web Vitals, algumas práticas também podem contribuir para a experiência da página.
Aqui temos algumas sugestões:
Os seus utilizadores, assim como o Google, valorizam uma experiência de página sólida. Um mau serviço do seu domínio pode afetar gravemente a estabilidade, a segurança e, acima de tudo, a velocidade do seu site.
Encontre um plano consistente que se coadunem com a exigência do seu projeto e prefira empresas confiáveis com atendimento de qualidade ao cliente.
O seu CMS também deve ser configurado corretamente para permitir que as suas páginas tenham um desempenho de alto nível. No WordPress, existem várias etapas que podem ser executadas para melhorar o carregamento e tornar a navegação mais fluida.
Incluem:
Qualquer profissional de marketing sabe que pode aprender muito estando a par das práticas de dos seus concorrentes, e neste caso não é diferente.
Muitas ferramentas, como SEMrush e Ubersuggest, permitem que compare o desempenho de SEO do seu site com outros endereços que escolha.
No entanto, as empresas costumam escolher marcas que sejam referências no seu mercado, o que não é uma má prática.
Grandes empresas, como Amazon, Facebook e Google, costumam fazer testes exaustivos para garantir a eficácia máxima de seus serviços.
Precisamos referir que o foco principal de qualquer otimização é: a satisfação do utilizador. Embora os parâmetros gerais do Google sejam bastante eficazes, deve considerar as particularidades do seu público.
Na verdade, uma equipa de marketing pode deparar-se com situações em que as recomendações do mecanismo de pesquisa não correspondem às necessidades dos visitantes, sendo necessário pesar os prós e os contras de cada caminho.
É importante destacar que o Google trabalhará continuamente para identificar e medir os indicadores que compõem a experiência da página.
Conforme a equipa de webmasters do Google esclarece, o comportamento do utilizador e, como consequência, o SEO, está em constante evolução. Portanto, as melhorias devem ser constantes.
Além de gráficos e relatórios de desempenho, a experiência da página ilustra uma nova fase do mercado digital em que empresas e utilizadores constroem uma nova Internet, juntos.
Agência de Marketing Musical entende o porque de utilizar uma
Como criar um site gratuito para a sua empresa? Aprenda
9 melhores estratégias de marketing musical para 2023 Aprende tudo