fbpx

Remarketing

WordPress para Pequenas Empresas

Hoje em dia, ter uma presença online é essencial para qualquer tipo de negócio.

No entanto, nem todas as pessoas têm os recursos ou a experiência necessária para fazer um website. É por isso que deve considerar usar o WordPress para sites de pequenas empresas.

baixar

Já conhece a plataforma para criação de sites, wordpress? 🤔

Provavelmente já ouviu falar do WordPress, a plataforma mais popular para a criação de sites e também a mais fácil de usar. Por poder ser gratuito e eficaz, é uma ótima opção para empresas com orçamentos limitados.

Existe uma vasta equipa de programadores e developers de todo o mundo, focados em corrigir a segurança do seu website em WordPress e adicionar novos recursos.

Neste artigo iremos esclarecer todas as suas dúvidas:

1. O que é o WordPress e por que é importante para as pequenas empresas?

2. Quais as vantagens em utilizar o WordPress para sites de pequenas empresas?

3. Como fazer um site profissional  com o WordPress?

O que é o WordPress e porque é que é tão importante para pequenos negócios ou empresas?

WordPress é o Sistema de Gestão de Conteúdo (CMS) mais popular do mercado. Perfaz 38% de todos os sites da Internet entre grandes e pequenas empresas.

Com o WordPress pode criar, gerir e dimensionar qualquer tipo de site, blog pessoal, loja online, entre outros. Como é gratuito e de código aberto, significa que qualquer pessoa pode usá-lo e receber atualizações constantes.

A escolha do WordPress para sites de pequenas empresas é um processo natural, pois oferece grande valor sem a necessidade de um grande investimento numa solução paga.

Por ser intuitivo e fácil de usar, não requer muito tempo nem experiência para conseguir usá-lo. Ao instalar e utilizar o WordPress, a sua pequena empresa será capaz de alcançar uma presença online de qualidade, podendo competir com as grandes empresas.

Com uma ampla variedade de temas, plugins e assistência, será capaz de alcançar os seus objetivos de forma mais simples e inteligente.

Quais as vantagens em utilizar o WordPress para sites de pequenas empresas?

Usar o WordPress para sites de pequenas empresas é uma ótima forma de agregar valor à sua presença online sem a necessidade de comprometer muito tempo e recursos. 

Mesmo que não tenha um orçamento como o das grandes empresas, pode ter um website de qualidade, aproveitando os benefícios do  WordPress para direcionar o seu negócio.

Segue abaixo algumas das principais vantagens em utilizar o WordPress:

 
Configuração fácil e rápida

Com um simples download e upload para o seu serviço de admin, pode instalar o WordPress de forma fácil e rápida. Terá acesso à interface do CMS e terá disponíveis muitos recursos para usar e explorar. Além disso, muitos serviços de host oferecem instalações automatizadas do WordPress.

💁 Interface user-friendly

O WordPress é altamente popular, em parte devido à sua interface amigável.

Os seus menus e configurações são fáceis de encontrar e entender, o que é realmente necessário para pequenas empresas, sem tempo ou recursos para aprender sistemas complexos. Ao navegar pela barra lateral esquerda, pode encontrar facilmente o que procura. Além disso, o WordPress tem um editor visual, que mostra os resultados das suas alterações em tempo real.

📈Integração com o Google Analytics

O Google Analytics irá ajudá-lo a localizar vários dados relacionados com o seu site e a gerar mais resultados para a sua empresa.

No entanto, dependendo do CMS que usa, a integração poderá ser mais fácil. O WordPress funciona muito bem com o Google Analytics. Desta forma pode usar o WordPress para sites de pequenas empresas e aproveitar todos os recursos do Google Analytics para saber mais sobre os seus utilizadores e os resultados obtidos.

🧑🏾‍🤝‍🧑🏻 Comunidade de apoio

Enquanto gere a sua empresa, pode haver momentos em que tenha dúvidas sobre como utilizar o WordPress e pouco tempo para fazer pesquisas extensas sobre o mesmo.

Felizmente, o WordPress tem uma comunidade de apoio técnico, que é frequentada por outros utilizadores e developers, onde poderá colocar as suas perguntas e comentários. Aí também irá encontrar uma vasta base de conhecimento com vários assuntos e guias sobre como usar os vários recursos do WordPress. O banco de dados é constantemente atualizado com mais informações, por isso é provável que encontre o que precisa.

como funciona o wordpress

 
 
🎨 Grande variedade de temas

Pode usar uma grande variedade de temas para mudar completamente a aparência do seu site WordPress. Existem vários designs, que pode personalizar ainda mais utilizando widgets e scripts.

O WordPress também oferece apoio nos temas personalizados do WordPress (que pode construir com a ajuda de um web designer). Esta é a melhor opção para ajudar que o site da sua empresa se destaque.

🛠️ Acesso a plugins 

O WordPress já tem muitos recursos padronizados, no entanto, pode sempre aumentá-los, instalando plug-ins existentes na sua vasta biblioteca.

Estes podem mudar completamente a forma como interage com o CMS e ajudá-lo a transformar o site da sua empresa. Atualmente, existem mais de 50 mil plugins WordPress na biblioteca oficial onde pode obter recursos adicionais de segurança, SEO, design, páginas especiais, scripts e vários outros.

🔎 Otimização para SEO

Outra vantagem de usar o WordPress para sites de pequenas empresas é que, por padrão, ele é altamente otimizado para SEO. Existem vários recursos e configurações que funcionam bem para dar visibilidade ao seu conteúdo em motores de pesquisa, como o do Google.

Entre eles, estão permalinks atraentes, de fácil manutenção de meta-dados, otimização de imagem, compatibilidade com dispositivos móveis e outros. Além disso, pode sempre trabalhar com alguns plug-ins do WordPress para ter ainda mais recursos focados em SEO.

Yoast é um ótimo exemplo, já que ajuda a otimizar ainda mais o seu conteúdo com uma lista de verificação dinâmica que fornece sugestões baseadas no contexto que se insere.

🔐 Segurança e confiança

O WordPress recebe atualizações constantes, de forma a estar sempre seguro.

Pode também instalar plug-ins de segurança do WordPress. Isso inclui backups na cloud, firewalls, scanners em tempo real de vírus e malware, anti-spam para comentários e muito mais.

📦 Recursos avançados de e-commerce

Caso pense que o WordPress só é bom para sites pessoais e corporativos de pequenas empresas, fica a saber que também funciona como um mecanismo de e-commerce.

Graças a plugins como WooCommerce e BigCommerce, pode transformar o seu site WordPress numa loja online de forma fácil e rápida. Dessa forma, pode combinar a facilidade do uso do WordPress com a funcionalidade de comércio eletrónico, atingindo os seus objetivos sem ter que mudar completamente o seu CMS e fluxo de trabalho. O que lhe poupa tempo e recursos.

Como fazer um site profissional com o WordPress?

Como o WordPress pode ser altamente benéfico para a sua empresa, só precisa de aprender a criar o seu próprio site com esta ferramenta útil. Aqui explicamos-lhe o passo a passo de como fazer um site profissional para a sua empresa usando o WordPress:

1.Escolha um nome de domínio

Escolher o nome de domínio do site da sua empresa é o que determina o seu endereço na web. Deve ser simples e fácil de lembrar. Existem várias empresas que trabalham com registos de nomes de domínio, mas também pode fazer isso através  de um serviço de host (hospedagem de sites).

2.Compre um Alojamento para o seu site

Também vai precisar de um alojamento web para armazenar os dados do seu site. Eles funcionam como unidades virtuais onde pode fazer upload dos seus arquivos, o que inclui a instalação do WordPress, imagens e outros.

Como existem vários serviços de alojamento online, deve escolher aquele que se adapta às suas necessidades. Considere a quantidade de tráfego que espera obter, os tipos de recursos de que precisa e recursos adicionais, como o apoio técnico. 

3.Faça o download e instale o WordPress

Como sabe, o WordPress é gratuito. Para instalá-lo basta ir ao site oficial, fazer o download da versão mais recente e extrair os arquivos para o seu espaço de serviço de host. Deve também criar um banco de dados usando o MySQL.

Conclua o processo de configuração acedendo ao URL do seu site no navegador. Preencha as informações solicitadas e será redirecionado para o painel de administração do WordPress.

como criar um site no wordpress

4.Escolha e ative um tema

Para que o site da sua empresa se destaque e mantenha a identidade da sua marca, precisa de um bom tema visual. Felizmente, existem muitas opções para escolher, incluindo opções personalizadas. Certifique-se de que trabalhar com um tema que ofereça uma boa quantidade de recursos e se ajuste ao seu negócio de forma adequada.

5. Adicione recursos extras utilizando plugins

Poderá estender ainda mais os recursos do seu site instalando plugins. Pode procurá-los na secção Plugins e instalá-los. Mas deve ter cuidado para não ativar muitos plugins. E certifique-se de que trabalha apenas com plugins de confiança (já que alguns plugins podem danificar o seu site).

plugins wordpress

 
6.Crie conteúdo interessante

A melhor forma de trazer o público certo para a sua empresa é criar conteúdo de qualidade no seu site. Considere as necessidades e motivações dessas pessoas e use o seu site WordPress recém-criado para albergar esse conteúdo. Além disso, certifique-se de promove-lo e otimizá-lo.

Conclusão

Escolher o WordPress para sites de pequenas empresas é uma ótima decisão, já que lhe oferece muitos recursos e é fácil de utilizar. Descubra como transformá-lo na sua principal ferramenta em qualquer estratégia de Marketing de Conteúdo!

💡 Precisa de uma equipa especializada para o ajudar?
Contacte-nos para mais informações, ou Peça o seu orçamento personalizado e deixe-nos ajudá-lo a ter sucesso com o marketing digital!
Share on facebook
Partilhar
Share on linkedin
Partilhar

Artigos Relacionados

criar uma estratégia de redes sociais
criação de conteudo

Como Criar uma Estratégia de Redes Sociais

É obrigatório criar uma estratégia para as suas redes sociais.
Só assim conseguirá tirar o maior partido possível do mundo virtual enquanto meio de negócio.