O que é Gestão de Redes Sociais?
A gestão de redes sociais envolve diversas etapas e é muito mais do que simplesmente fazer publicações, é um conjunto de ações de otimização.
Uma boa gestão envolve diversas etapas que incluem:
- Planeamento dos posts
- Produção de conteúdo
- Monitorização de resultados
Para que o processo seja bem elaborado, antes, é necessário definir para quem quer comunicar, qual a melhor rede social para o fazer e qual o conteúdo que irá dar prioridade. Só depois poderá passar às etapas que uma boa gestão implica.
Na Remarketing, este trabalho é feito por um gestor, que se dedica a tempo inteiro para trazer mais resultados para a área do marketing através das redes sociais.
Qual a importância de uma boa gestão de redes sociais?
As redes sociais são a forma mais direta de uma empresa contactar com a sua audiência, ficando assim bastante óbvio que se a gestão não for a ideal, a comunicação entre ambas as partes também não o é.
Além disso, é também com as redes sociais que abre espaço para que as pessoas conheçam melhor seu trabalho já que é possível fazer das mesmas uma “montra” para seu negócio. Pode divulgar melhor os seus produtos e/ou serviços por meio de imagens, textos e até mesmo vídeos.
No entanto, não foque as suas redes sociais sempre nos seus produtos/serviços pois pode gerar desinteresse devido ao excesso de promoção. O ideal é ter 80% de conteúdo interessante para seus seguidores e apenas 20% sobre o seu produto, marca ou serviço.
Em que redes sociais devo estar presente?
Antes de partir para a ação e elaborar um plano, é necessário perceber quais são as melhores redes sociais para o seu negócio.
As redes sociais relevantes para as empresas são:
- Instagram
- Facebook
- Twitter
- LinkedIn
- Youtube
- Pinterest
Apesar destas redes sociais serem relevantes, acima de tudo, deve ter em conta onde se situa o seu público-alvo. De seguida, foque-se no tipo de conteúdo que quer partilhar, se é à base de vídeos, o Youtube e o Instagram seriam ideais para si; enquanto que se o conteúdo for de cariz mais profissional, o Linkedin é a opção mais viável.
Dica Remarketing: Na nossa ótica, o ideal seria estar presente em todas as redes sociais e aumentar, manter ou baixar a dedicação conforme o retorno que cada uma lhe dê.