Remarketing

Domine o Facebook Marketing

Descubra como dominar o facebook marketing em 7 passos

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O Facebook marketing ao contrário do que muitos pensam não é fazer apenas fazer posts na rede social, se fosse assim qualquer um tinha milhares de interações e conversões. Pode chamar-se de Facebook marketing, o conjunto de fatores que quando utilizados efetivamente causam um impacto significativo na plataforma.

Existem inúmeras formas de pôr em prática este conceito. Quer de forma orgânica, quer através de Facebook ads, se poder juntar os dois tanto melhor. Até porque consoante as novas medidas aplicadas aos Facebook ads, o investimento no orgânico cada vez se torna mais importante.

“Facebook ads tornou-se uma tarefa impossível?”

Não necessariamente, mas podemos com toda a certeza admitir que está cada vez mais difícil utilizar Facebook ads!

O algoritmo recente também não tem ido muito a favor do Facebook. A diminuição do alcance e aumento dos custos, aliada a políticas rígidas de promoção, os posts de Facebook promovidos têm decaído em eficácia. Nos tempos atuais o cuidado a publicitar tem de ser redobrado. Qualquer post de Facebook que seja mal visto aos olhos da plataforma tem a capacidade de dar a sua conta como encerrada e colocar anos de trabalho para o lixo.

“Que estratégias de Facebook marketing estão a resultar em 2020?”

Apesar dos Facebook ads estarem a afastar um pouco os marketers da plataforma, ainda existe um conjunto de estratégias para além da já mencionada que realmente funcionam e vão ajudar ao crescimento do negócio no Facebook!

Utilize a regra 70-20-10 (meter aqui calendário de conteúdos)

Conteúdo consegue ser o melhor amigo e pior inimigo de um marketer. Conteúdo é a vertente mais importante do Facebook marketing, as plataformas estão tão saturadas com conteúdo que fazer posts não chega.

Um dos maiores motivos pelo insucesso no Facebook marketing é mesmo a falta de criatividade e ideias. É fácil postar, o que é difícil é ter impacto, é nisso que a estratégia 70-20-10 o vem ajudar!

“Em que consiste a estratégia 70-20-10?”

Esta estratégia vem subdividir os seus posts de Facebook consoante o que resulta na atualidade para que o seu negócio tenha o maior impacto possível.

Esta estratégia consiste em:

  • Fazer posts originais 70% das vezes
facebook marketing

Este é um bom exemplo de um post informativo direcionado a ajudar a audiência em algum problema, nomeadamente Facebook ads.

  • Interagir com a audiência 20% das vezes

Com posts como este consegues fazer duas coisas, fornecer informação de valor à tua audiência, neste caso uma ferramenta e, em simultâneo, interagir de forma a criar uma relação mais próxima.

  • Fazer promoção aos serviços 10% das vezes
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Promover os produtos/serviços é importante, mas só deve ser feito depois do cliente receber o devido valor. Empresas que saltam todos os passos do funil de vendas e se dirigem automaticamente para a conversão acabam por nunca converter nada!

 

Mantenha os seus posts de Facebook simples

Quando se toca a posts de Facebook, extravagâncias e exageros é tudo o que não é preciso!

Para ter um posts de qualidade, a simplicidade deve sempre prevalecer. As imagens devem ter a melhor qualidade possível, os textos devem ser curtos e objetivos, de preferência links devem ser evitados. Todos estes aspetos vão tornar a sua publicação atrativa aumentando as chances de partilha, comentário e like.

 

Promova fora da plataforma

A promoção na plataforma é sem dúvida o fator mais importante. Porém, entenda que se quer tirar o máximo de proveito do Facebook marketing é imperativo que promova fora do próprio Facebook.

Esta promoção pode ser feita de diversas formas, como por exemplo:

  • Links no seu site para a plataforma;
  • Torna os teus artigos partilháveis através de botões para a plataforma;
  • Icons no fotter dos emails para o website;
  • De um valor único à plataforma como ofertas e promoções exclusivas.

 

Analise o seu público com o audience insights

Para um Facebook marketing de qualidade é necessária uma análise regular da audiência para estar a par dos seus interesses, hobbies, etc. Toda a informação que seja possível recolher a mais acerca da sua audiência é boa informação. Porém, não é possível fazê-lo sem utilizar qualquer ferramenta.

O Facebook decidiu facilitar-nos um pouco a vida e lançou o audience insights, esta ferramenta permite uma análise com base em demografias, sexo, idade, emprego, estatutos sociais, entre outras. Se tem tendência a ser uma pessoa indecisa na hora de criar conteúdo, o audience insights vai servir-lhe de muito!

 

Invista em vídeos

Assim como em maioria das plataformas o vídeo está a tomar o Facebook de assalto, os posts de Facebook cada vez estão mais enquadrados no formato e a realidade é que cada vez têm mais impacto.

Estima-se que em média os utilizadores do Facebook veem cerca de 100 milhões de horas de vídeos por dia e a própria plataforma tem essa noção, dando agora mais destaque a quem opta por colocar vídeos.

Optando por vídeos, é essencial entender que 85% das pessoas veem os vídeos sem som. Isso significa que o vídeo tem obrigatoriamente de ser legendado. Para além disso legendas aumentam o tempo de exibição do vídeo cerca de 12%, então não há razão para quando publicar um vídeo ele não estar legendado.

Se quiser expandir ainda mais o seu Facebook marketing no formato de vídeo, investir no Facebook live já se mostrou muito vantajoso no que toca a interação com audiências.

 

Utilize os CTAS de forma inteligente

CTA’s são dos elementos mais importantes de uma página de Facebook, por vezes passam despercebidos, mas acredite que quando bem utilizados têm uma utilidade fenomenal.

“Quais os CTAs que resultam?”

Obviamente que o resultado efetivado do CTA vai depender inteiramente da sua vertente, mas entenda que para clicar nesse CTA tem de existir um incentivo. Ninguém vai clicar apenas porque o botão lá está ou apenas porque você o pede.

Por exemplo, a empresa americana Dollar Shave Club faz uso dos seus CTA com enorme qualidade!

O CTA usado “Sign Up” está redirecionado para uma oferta introdutória exclusiva, onde por apenas 5$ existe a possibilidade de experimentar o produto, isso só mostra a flexibilidade dos CTA’s do Facebook. Assim como a empresa americana oferece algo exclusivo como o seu CTA do Facebook você pode também o pode fazer.

Perante a lista de CTA’s disponíveis no Facebook você pode enquadrar uma oferta que convença ou desperte o interesse à sua audiência de adquirir o seu serviço/produto.

 

Partilhe o conteúdo da sua audiência

Ter conteúdo original é fundamental para qualquer estratégia de marketing no Facebook, porém por vezes as ideias não fluem da forma que pretendemos. Não é grande motivo para preocupação quando você pode simplesmente fazer 2 em 1 ao partilhar o conteúdo em que foi identificado pela sua audiência.

Imagine que você lançou um livro e existem pessoas a comprar e a identificá-lo com comentários positivos acerca do seu trabalho, porque não utilizar esses posts de Facebook a seu favor. Desta forma você está a criar conteúdo para si ao mesmo tempo que interage, agradece o reconhecimento e carinho dos seus seguidores.

 

Conclusão

Apesar das mudanças de algoritmo e ao marketing no Facebook, em geral a plataforma continua a ser um grande aliado aos negócios. Maioritariamente os que são direcionados para pessoas de meia-idade.

Enquanto no Instagram e Twitter é possível encontrar uma audiência mais jovem, o Facebook ao longo dos anos foi-se desprendendo um pouco dessas audiências que passaram para outras plataformas, posicionando-se para uma audiência mais adulta.

Veja também o nosso artigo de como aumentar os seguidores no Facebook. Este artigo vai como complemento a este para que você se torne um profissional do Facebook marketing.

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