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A rede social Pinterest surgiu em 2010 direcionada a conteúdo visual com um objetivo de entretenimento. A realidade é que desde a sua criação até a data de hoje, assim como boa parte das redes sociais, assumiu-se como mais uma ferramenta de marketing digital, fazendo parte da estratégia de redes sociais de muitas empresas. Se já existia algum potencial na plataforma essa só aumentaram com o Pinterest Ads, ferramenta que permite aos utilizadores criarem campanhas publicitárias na rede social
E de facto faz todo o sentido…
Com números que ultrapassam os 450 milhões utilizadores ativos e 97% das pesquisas realizadas por contas pessoais, existia de facto uma grande capacidade de segmentar e colocar os números a favor das empresas
Considerando tudo isto, não estar presente no Pinterest perder uma oportunidade. Neste artigo vamos ensinar-lhe, de forma detalhada, como deve ser a sua presença no Pinterest e qual é a forma mais eficiente anunciar nesta rede social.
Pinterest Ads é uma ferramenta fornecida pela plataforma, que permite às empresas aumentarem o alcance das suas publicações. Ao exemplo de redes sociais como o Instagram e Facebook aqui também pode segmentar as suas campanhas para potenciais clientes conforme o seu produto ou serviço
O Pinterest disponibiliza cinco formatos para as empresas anunciarem, estático, vídeo, shopping, carrossel e coleções, todos com funcionalidades diferentes, porém se há algo que não pode faltar é a qualidade de imagem. Por esta ser uma plataforma como um grande ênfase visual existe a necessidade de a imagem da sua empresa ser passada da forma mais nítida possível, evite imagens de baixa qualidade
O primeiro formato é o mais comum na plataforma. Este anúncio é composto por imagens verticais ou quadradas na proporção 2:3, onde pode exibir os seus produtos e a sua marca.
Nota: evite imagens que não identifiquem a sua empresa de forma correta.
A plataforma recomenda que os ficheiros sejam inseridos em .png ou .jpeg com o tamanho máximo de 10 MB
O formato vídeo do Pinterest possibilita aos utilizadores criar um storytelling numa questão de segundos. Para ter sucesso no Pinterest a anunciar neste formato mantenha os seus vídeos entre 6 e 15 segundos com uma capa visualmente chamativa, em contrapartida, a outras plataformas, no pinterest, os vídeos são visualizados sem som então essencial que a imagem do vídeo seja altamente chamativa para que os vídeos sejam visualizados até ao fim
Tenha ainda em conta que os formatos ideias para vídeos no pinterest ads sao .mp4, mov. ou.m4v com o máximo de 2 GB
Este é o formato loja digital do Pinterest, com as mesmas características dos pins estáticos e de vídeo, esta forma de Pinterest é utilizada para a venda de produtos. Desta forma é possível transformar em leads utilizadores que procuram conteúdo no seu segmento alvo
O carrossel do Pinterest ads consiste na apresentação de várias imagens, cerca de 2 a 5 no mesmo anúncio, com proporções 1:1 ou 2:3.
Esta é uma ótima forma de conseguir expor o seu negócio de forma mais detalhada e trabalhada
A última forma de Pinterest ads são as coleções, este formato permite-lhe utilizar uma imagem principal e seguidamente abaixo colocar três imagens em formatos menores relacionadas com a imagem principal.
Este é o formato ideal para quem tem artigos em separado e os queira anunciar, uma loja de peças de carros, por exemplo, pode colocar uma imagem com o carro e seguidamente as partes constituintes em imagens de menor dimensão
Agora que já sabe o essencial acerca de Pinterest ads e a sua relevância para as empresas está na altura de criar o seu próprio anúncio e começar a tirar proveito da plataforma
Para dar o seu primeiro passo é necessário criar uma conta Pinterest comercial, seguidamente entrar na página do Pinterest ads e clicar em “começar”. Para concluir este processo terá de preencher um questionário com as informações solicitadas e clicar em “criar conta”
Neste seguimento a plataforma irá fazer-lhe algumas perguntas acerca da sua segmentação e objetivos com o Pinterest business, terá de preencher campos como, nome do perfil; colocar o website se tiver; objetivo da marca; os seus objetivos; descrição do seu negócio, o seu interesse em Pinterest ads… Após responder a estas questões é possível efetuar o registo.
Agora só tem de aguardar o contacto da equipa do Pinterest ads!
Antes de se iniciar no Pinterest ads é importante analisar os critérios da plataforma e ter a certeza que está a cumprir todos eles.
O Pinterest ads cobra das seguintes maneiras, ou por gastos acumulados relativos ao mês anterior, ou ao atingir o limite estabelecido pela plataforma, tendo em conta a maturidade e a composição das campanhas. Pode ainda acontecer que a cobrança seja efetuada mais que uma vez no mesmo mês
A Tag Pinterest ads funciona como um tracker que, ao inseri-la no seu website, permite identificar utilizadores que visitaram o site pelo Pinterest ads. Esta ferramenta permite-lhe analisar com precisão os seus resultados ao anunciar no Pinterest e se porventura é uma estratégia rentável para o seu negócio.
Nesta tag constam dois códigos, o código base e o código evento. O código base é o mais abrangente, por isso deve ser colocado em todas as páginas enquanto o código evento deve ser implementado em páginas direcionadas à conversão.
Para obter esta tag basta seguir o processo:
Para instalar a tag Pinterest tem ainda três opções para escolher conforme lhe for mais conveniente, para uma instalação mais eficiente das tags pode contactar o centro de ajuda Pinterest
Planear as campanhas é determinante para ter sucesso no Pinterest ads, é essencial saber que formato usar para conseguir direcionar as suas campanhas de forma adequada aos seus objetivos.
Aqui estão alguns aspetos a ter em conta quando está a planear a sua estratégia de Pinterest ads
Agora que já tem algum conhecimento da plataforma pode iniciar as suas campanhas de forma correta. Vá à secção de anúncios e clique em criar anúncio, escolha o objetivo da campanha, insira o nome e estado da campanha e defina um orçamento
Após configurar os detalhes iniciais já pode criar os seus grupos de anúncios. Escolha uma opção adequada a sua segmentação, pode segmentar por palavras-chave, por demografia e escolher um posicionamento adequado, tudo conforme a sua audiência
Nota: o orçamento da campanha está de acordo com a etapa anterior, lembre-se de escolher uma bid máxima (valor que pretende pagar por resultado singular por ação seja pretendida) adequada aos objetivos da campanha.
No Pinterest Ads a bid pode ser automaticamente ajustada pela plataforma ou personalizada onde esse ajustamento é feito pelo utilizador. O valor cobrado é feito consoante o número de resultados obtidos multiplicado pela bid.
Agora que os detalhes estão definidos basta inserir as imagens ou vídeo e preencher o nome, a descrição e o URL de destino. Acabando este processo basta clicar publicar
Todos nós marketeers temos noção que os nossos resultados têm de ser analisados. O próprio Pinterest ads tem uma secção de análise onde podemos ver a performance das campanhas (Anúncios – relatórios)
Tenha em atenção métricas como as impressões, cliques no pin, custo por ação e o CTR, todas elas são essenciais para tirar conclusões acerca do ROI. É também importante ter em conta que os resultados não aparecem do dia para a noite, é necessário deixar as campanhas correr no mínimo uma semana para uma análise mais concreta.
Se quer começar a anunciar no Pinterest ads, mas está com algumas dificuldades ou não sabe mesmo como o fazer de forma eficiente, a Remarketing tem profissionais experientes em Pinterest ads capazes de o ajudar a maximizar o seu investimento.
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