Para os proprietários de empresas locais que estão geralmente sobrecarregados com todas as tarefas inerentes ao seu negócio usar as redes sociais pode parecer trabalhoso, complicado e dispendioso.
Mas redes sociais e negócios continuam estar interligados e a verdade é que estas redes sociais constituem uma das melhores formas que as empresas locais têm ao seu dispor para alcançar, interagir e fidelizar os clientes. As redes sociais são um elemento-chave para os negócios locais construirem uma relação com os seus clientes e aumentarem as suas receitas.
Conheça alguns dos motivos porque deve apostar nas redes sociais para divulgar o seu negócio:
- Divulgação de produtos/serviços: as redes sociais são um meio simples onde pode promover, de diversas formas, os seus produtos ou serviços. Além disso, permite comunicar de outra forma com clientes e introduzir detalhes acerca da empresa que podem interessar ao público-alvo;
- Pesquisa e publicidade local: é cada vez mais comum as pessoas pesquisarem moradas, números de telefone ou outras informações de empresas nas redes sociais. Além disso, se tiver a sua localização na página de Facebook da empresa pode criar anúncios com base na localização geográfica da audiência, permitindo alcançar potenciais clientes que estão perto do seu estabelecimento;
- Construção de uma comunidade: o marketing nas redes sociais favorece a criação de comunidades em torno das marcas. Essas comunidades são constituídas por pessoas que têm interessa na sua marca, que criem uma ligação de longa duração com ela e a divulguem a outras pessoas. O “word of mouth” (boca a boca) é uma das melhores formas de marketing, sobretudo para empresas locais.
- Monitorização da concorrência: ao acompanhar a atividade dos seus concorrentes nas redes sociais pode obter ideias úteis que podem ter impacto nas suas decisões de marketing, de produtos, etc.
Como perceber a importância de estar nas redes sociais:
- Defina os seus objetivos (aumentar a notoriedade, o engagement com o público-alvo, aumentar o número de cliques no site, etc);
- Escolha os canais certos (escolher a rede social consoante o que for melhor para o seu negócio);
- Identifique a sua audiência (o público-alvo são todas as pessoas que estão perto do seu negócio? São só homens ou só mulheres? São proprietários de outras empresas?);
- Crie um calendário de publicações (planeie o que vai publicar por semana ou por mês. Terá mais interações se os conteúdos tiverem qualidade e para isso é preciso planeamento);
- Partilhe conteúdos atrativos (utilize imagens e vídeos, bons conteúdos visuais são mais apelativos do que apenas texto. Os textos devem ter bastante qualidade, ser criativos e bem escritos);
- Monitorize os resultados (várias redes sociais disponibilizam ferramentas de análise que permitem comparar, ao longo do tempo, métricas como o número de seguidores, o número de visitas à página, o alcance das publicações, etc).
Conclusão:
É inegável que as redes sociais são o futuro e uma mais-valia para o marketing digital de uma empresa, seja ela, pequena, média ou grande! Por todos os motivos que acabámos de enumerar, não há nada a perder e muito a ganhar com a presença do seu negócio nas redes sociais . Uma boa estratégia de marketing e o seu negócio local pode ver um bom crescimento com a ajuda das redes sociais.