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Análises gerais e avançadas no Google Analytics

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita de análise de dados para o seu website com capacidade para analisar o comportamento de cada utilizador. A principal vantagem é a multiplicidade de análises que pode fazer para entender o que se passa no seu website e tomar ações mediante as mesmas.

De modo geral o que posso analisar com o Google Analytics?

Numa análise geral também conhecida como “Página Geral” consegue perceber o desempenho do seu website e o interesse dos utilizadores no seu conteúdo.

Página Inicial
  • Utilizadores: Número de utilizadores únicos que visitaram o seu website;
  • Sessões: Número de utilizadores que visitaram o seu website contando com as visitas repetidas;
  • Taxa de Rejeição: Percentagem de visitantes que visitaram apenas uma página antes de sair do site;
  • Duração Média: Quanto tempo em média por cada sessão;
  • Origem: Fontes de aquisição de utilizadores;
  • Tendências: Análise de crescimento dos últimos 30 dias;
  • Retenção: Entender se os seus utilizadores regressam;
  • Altura do dia: Horas do dias onde tem mais visitas;
  • Mapa Mundo: Países de origem dos seus utilizadores;
  • Sessões por dispositivo: Dispositivos mais utilizados para aceder ao site;
  • 10 páginas mais visitadas: As páginas que recebe mais tráfego;
  • Desempenho dos objetivos: Análise do sucesso dos seus objetivos;
  • Desempenho do Google Ads: Análise de performance das campanhas.

Apesar de ser uma análise geral estes dados são extremamente importantes e determinam o sucesso do seu site. Encaminhar utilizadores para o seu site é o primeiro passo mas falta todas as outras etapas até conseguir fidelizar os seus utilizadores. Dica: Alguns destes dados podem também ser interessantes quando analisados num página específica.

De modo específico o que posso analisar com o Google Analytics?

As análises gerais são muito importantes e bastante intuitivas, mas existem para além dessas análises todo um mundo de possibilidades quase infinitas. Neste tópico vamos apresentar-lhe algumas análises específicas que consideramos importantes, no entanto, as análises específicas dependem do seu tipo de negócio e das métricas mais relevantes para o mesmo.

Relatórios Avançados
  • Fluxo de comportamento: Conseguimos ver onde os seus usuários entram, passam e onde saem;
  • Publico alvo cruzado: Analisar qual o nosso público alvo (Idade, Sexo, Interesse, Localização);
  • Taxa de saída: Número de vezes que os internautas abandonam uma determinada página;
  • Relatório de páginas de destino: Páginas de destino com uma taxa de rejeição alta;
  • Eficácia de conteúdo: Com este relatório conseguimos entender o conteúdo de maior sucesso;
  • Origem Avançada: Fontes de aquisição de utilizadores ao detalhe;
  • Relatório de palavras-chave Google: Entender o porquê de algumas palavras não estarem a trazer retorno;
  • Relatório de palavras-chave Orgânicas: Analisar as palavras chave orgânicas que trazem os utilizadores ao nosso site;
  • Relatório de links externos: Perceber quais os sites que nos estão a enviar utilizadores.

Com as análises avançadas pode entender praticamente tudo o que se passa no seu site. Para além do tempo real, público alvo, aquisição, comportamento e conversões recomendamos os relatórios personalizados que permitem ir mais além.

Autor: Remarketing.pt | Agência de Marketing Digital de Performance

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