ÉTICA PROFISSIONAL

Entenda a importância de uma boa ética profissional

Já não chega estar presente no digital. 
Precisa de uma agência de marketing digital com um plano inovador.

baixar
ética no trabalho

O que é ter uma conduta ética no trabalho?

Ética profissional é um conjunto de standards de comportamento corporativo, organizacional e pessoal esperado dos colaboradores de uma empresa. Ou seja, conduta ética é saber construir relações de qualidade com colegas, superiores, subordinados e clientes, contribuir para o bom funcionamento das rotinas de trabalho e para a formação de uma imagem positiva da instituição perante os stakeholders: acionistas, clientes e a sociedade em geral.

Pode-se dizer que a ética profissional é uma estratégia de employer branding – a imagem da organização que os colaboradores projetam para a sociedade em geral, com impacto direto sobre a sua reputação e capacidade de atrair novos talentos.

8 princípios que caracterizam a Ética Profissional:

Honestidade – Dizer sempre a verdade e assumir a responsabilidade pelas suas decisões, sejam elas positivas ou negativas.

Sigilo – Ser sigiloso quanto às informações e conhecimentos acerca da sua empresa, protegendo-a da concorrência.

Competência – Quando aplica as suas competências técnicas no exercício das suas funções, o profissional pode fazê-lo de forma ética esforçando-se por ter um comportamento de orientação para a qualidade do serviço.

Prudência – Respeitar a hierarquia da empresa sem interferir nas áreas de atuação dos colegas e dos superiores é fundamental para criar e manter boas relações de trabalho e é sinal de ética profissional. Se tem muito interesse num projeto da responsabilidade de um colega, procure trabalhar em equipa.

Humildade – Esta é uma característica fundamental na relação com colegas, superiores, subordinados e clientes. Pessoas competentes não necessitam de exercer uma postura arrogante.

Imparcialidade – Não confunda as relações pessoais com as profissionais. Poderá ter colegas com quem partilha atividades fora do trabalho, mas em contexto profissional isso não deve interferir na tomada de decisões nem na discussão de pontos de vista.

Cumprimento de normas da empresa – As regras da empresa aplicam-se a todos. Ao agir em benefício próprio estará a prejudicar os colegas.

Melhoria contínua – Este é um princípio que o deve acompanhar desde o primeiro ao último dia na empresa. Mesmo quando já sabe que o seu vínculo com a empresa não se irá prolongar, seja profissional e faça um trabalho de qualidade até ao fim!

Conclusão:

A ética profissional é uma característica essencial para ser bem sucedido. Os profissionais que tenham ética no trabalho, sejam eles a base ou o topo da empresa, possuem mais oportunidades de ganhar projetos, ou outros benefícios dentro da empresa.

Fale Connosco